A construção de autonomia nos indivíduos submetidos ao tratamento supervisionado da tuberculose no município de Santos/SP

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-04-06
Autores
Esteves, Gabriela [UNIFESP]
Orientadores
Kurka, Anita Burth [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso , tem como objeto de pesquisa o processo de construção da autonomia dos indivíduos submetidos ao tratamento supervisionado da tuberculose pulmonar no município de Santos/SP. Objetivou-se compreender a construção da autonomia através da observação e entrevista semi-estruturada realizada com pacientes submetidos ao tratamento supervisionado de tuberculose pulmonar na Unidade Básica de Saúde Martins Fontes na Vila Mathias. Através da análise de conteúdo costatou-se uma intensa relação entre a autonomia e heteronomia do paciente, confirmando-se parcialmente a hipótese levantada que afirmava que o Tratamento Diretamente Observado da Tuberculose, executado por uma equipe multiprofissional que inclui o Assistente Social, não contribuiria para processos que levem a construção de sujeitos autônomos diante de sua própria vida e na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho é relevante pela contribuição que busca oferecer a equipe profissional no tratamento supervisionado, assim como na reflexão sobre a atuação do Assistente Social na equipe , na perspectiva dos valores éticos políticos do projeto profissional, do Serviço Social.
Descrição
Citação
ESTEVES, Gabriela. A construção de autonomia nos indivíduos submetidos ao tratamento supervisionado da tuberculose no município de Santos/SP. 2013. 75 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Coleções