O trabalho profissional do Assistente Social na consolidação da pnas e sua relação com o projeto ético político: uma análise dos Centros de Referência de Assistência Social de Santos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-04-09
Autores
Costa, Ana Carla Soares da [UNIFESP]
Orientadores
Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Como é o trabalho profissional do Assistente Social nos Centros de Referência de Assistência Social de Santos? De que forma esse trabalho consegue materializar as diretrizes estabelecidas na Política de Nacional de Assistência Social – PNAS? E ainda, é possível trazer para esse cotidiano profissional elementos do Projeto Ético Político Profissional? Diante destas perguntas, este trabalho busca trazer elementos que contribuam para formulação de respostas, ou até mesmo de mais indagações a respeito do Serviço Social dentro deste espaço sócioocupacional. Apresentamos a trajetória da Política de Assistência, desde sua concepção enquanto caridade e benemerência até sua instituição na Constituição Federal de 1988 e a partir daí o caminho percorrido até a criação dos Centros de Referência de Assistência Social espaço de nossa pesquisa. Procuramos discutir o conceito de trabalho e principalmente o Serviço Social enquanto especialização do trabalho coletivo com vistas ao Projeto Ético Político Profissional. Diante disso, percebemos alguns dos limites bem como possibilidades presentes no cotidiano profissional e ainda embasados nas respostas dos sujeitos de nossa pesquisa pontuamos alguns elementos que caracterizam ou não a consolidação da Política de Assistência, bem como possibilidades de materialização do Projeto Ético Político Profissional diante do trabalho cotidiano apresentado. Ressaltamos que todo o processo foi pautado em um olhar de totalidade, buscando refletir o trabalho profissional sem cair em conclusões culpabilizadoras ou heroicas o que de fato demandou uma fundamentação que relevasse o objeto em de estudo em questão.
Descrição
Citação
COSTA, Ana Carla Soares da. O trabalho profissional do Assistente Social na consolidação da pnas e sua relação com o projeto ético político: uma análise dos Centros de Referência de Assistência Social de Santos. 2013. 100 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Coleções