Melhorias No Atendimento Em Clínica Privada De Cirurgia Plástica, Com Foco No Paciente

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Data
2018-07-26
Autores
Coronel, Eugenio Alfonso Sempertegui [UNIFESP]
Orientadores
Gomes, Heitor Francisco De Carvalho [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Introduction: Medical textbooks, in general, neglect a very important aspect: the administration of a private clinic. That happens, in part, due to limitations in scoppus and ambition, and in another, by lack of official information on the subject. After years of professional training, many surgeons find themselves under capacitated, not only to deal with the daily commercial matters of the practice in their own clinics, but also, with their patients satisfaction. So, they do not become well succeeded. A constant and continuous ambition, in order to achieve excellence in business and marketing, should be a main part in all Plastic Surgery practice. Objetive: To improve the care in a established private Plastic Surgery clinic, with focus on the patient. Methods: The initial fases of the Design Thinking were used: Immersion and Ideation. After literature revision about management of business and surgical clinics, questionaries of the “Hero“ patients and of the clinic’s Staff were elaborated. Brainstorming meetings followe. Results: Many improvement suggestions were obtained, by means of the Design Thinking method, some of them were immediately incorporated. Conclusion: The Design Thinking, that foccus on patients’ experiences, allows the improvement in the care in a established private Plastic Surgery clinic.
Introdução: Em geral, os textos médicos negligenciam um aspecto muito importante: a administração de uma clínica privada. Isso se dá, em parte, devido as limitações do escopo e ambição e, em outra, por falta de informações oficiais sobre o assunto. Após anos de treinamento profissional, muitos cirurgiões se encontram mal capacitados, não só para lidar com as questões comerciais diárias da prática nas próprias clínicas, mas, também, com a satisfação dos pacientes. Destarte, não conseguem ser bem­‐sucedidos. A ambição constante e contínua para atingir a excelência nos negócios e marketing deve ser uma parte fundamental de toda e qualquer prática de Cirurgia Plástica. Objetivo: Melhorar o atendimento em uma clínica privada de Cirurgia Plástica, já estabelecida, com foco no paciente. Métodos: Foram usadas as fases iniciais do Design Thinking: Imersão e Ideação. Após revisão de literatura sobre gestão de negócios e de clinicas cirúrgicas, foram elaborados questionários dos pacientes “Heróis” e do Staff da clínica. Seguiram-se as reuniões de Brainstorming. Resultados: Várias sugestões de melhorias da clínica foram obtidas, através do método Design Thinking, sendo que algumas puderam ser incorporadadas, de imediato. Conclusão: O Design Thinking, que foca na experiência dos pacientes, permite melhorar o atendimento em uma clinica privada de Cirurgia Plástica, já estabelecida.
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