Priori - Aplicativo De Gestão De Filas De Pacientes Para Cirurgia Plástica

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Data
2018-02-15
Autores
Guimaraes, Guilherme De Castro Greco [UNIFESP]
Orientadores
Gomes, Heitor Francisco De Carvalho [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Introduction: In the Brazilian Health System - SUS, patients are treated in poorly structured institutions that doesn’t meet their psychosocial needs and health demands. They often have to wait in long queues and wait for elective surgeries , with no method of determining priorities and flow sequence for surgeries of these patients. Objective: Develop a patient management application for elective plastic surgery patients from Júlia Kubistchek Hospital (HJK). Method: For the development of the application, the methodology was used Design Thinking, which is divided into four phases: Discover, Define, Develop and Deliver. In the "Discover" phase, interviews and research desk were done; in the "Define" phase, queue priorities were determined; in the "Develop" phase, brainstorming sessions were held; and in the "Deliver" phase, the algorithm and application functionalities were developed. Results: A database was created and a priority algorithm to allocate patients, obeying the criteria of Brazilian legislation and the evidence obtained through Design Thinking. Developed an application for the desired functionality in collaboration with a technology company. Conclusion: PRIORI, an application to manage patient queues awaiting elective plastic surgeries in HJK, was developed.
Introdução: No Sistema Único de Saúde, os pacientes são atendidos em instituições mal estruturadas para atender suas necessidades psicossociais e demandas de saúde. Com frequência, têm que aguardar em longas filas e esperar para realização de cirurgias eletivas, não havendo um método de determinação de prioridades e sequência de fluxo destes pacientes. Objetivo: Desenvolver um aplicativo de gestão de filas de pacientes de cirurgia plástica eletiva do Hospital Júlia Kubistchek (HJK). Método: Para o desenvolvimento do aplicativo, foi utilizada a metodologia Design Thinking, a qual divide-se em quatro fases: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. Na fase “Descobrir”, foram feitas entrevistas e pesquisa desk; na fase “Definir”, foram determinadas as prioridades da fila; na fase “Desenvolver”, foram feitas sessões de brainstorming; e na fase “Entregar”, foi desenvolvido o algoritmo e funcionalidades do aplicativo. Resultados: Criado um banco de dados e um algoritmo de prioridades para alocar os pacientes, obecendo os critérios da legislação brasileira e as evidências obtidas através do Design Thinking. Desenvolvido um aplicativo para a funcionalidade desejada , em colaboração com uma empresa de tecnologia . Conclusão: Foi desenvolvido o PRIORI, um aplicativo para gestão das filas de pacientes aguardando cirurgias plásticas eletivas no HJK.
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