Percepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em Ciências Atuariais oferecido por instituições de ensino superior no Brasil

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Data
2019-07-01
Autores
Oliveira, Karine Santos de [UNIFESP]
Orientadores
Sampaio, Joelson Oliveira [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
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Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em ciências atuariais oferecido por instituições de ensino superior no Brasil. Para o fundamento desse problema, realizou-se uma pesquisa descritiva, através da aplicação de um questionário online, com abordagem qualitativa e analisado através de métodos estatísticos. Com base nos dados coletados, conclui-se que entre as competências necessárias, destaca-se a administrativa, sendo mais expressiva a “Visão de conjunto e de futuro sobre o trabalho educacional e o papel da Universidade”, com média de 4,44, e o relacionamento interpessoal. A menos expressiva foi considerada a “Elaboração e controle do orçamento do curso”, com média de 1,33. Já na dimensão das funções, destaca-se a institucional, sendo mais expressiva a “Alinhamento e vinculação do curso com as diretrizes internacionais, nacionais e regionais” com (média igual a 4,78), e, a acadêmica foi menos expressiva no item referente à “Divulgação e desenvolvimento das atividades complementares junto aos alunos”, (0,58 como média). Com base nas informações fornecidas pela pesquisa, esse é o perfil colocado em prática pelos coordenadores do curso de ciências atuarias das instituições de ensino superior do Brasil. Estes profissionais necessitam, além dos conhecimentos técnicos para as funções burocráticas, capacidades administrativas, institucionais, relacionamento e sócio - afetivas. Logo, o coordenador como gestor do curso de ciências atuariais tem a missão de orientar seus alunos coordenados em busca da preparação para o mercado profissional, e como consequência, atingir o sucesso instrucional.
The current work had as goal to analyze the perceptions about the course administrator’s functions and competences as a manager of the graduation course in actuary science offered by universities in Brazil. To substantiate this problem, it was necessary apply a descriptive research, which was trough an online questionnaire, with qualitative approach and it was analyzed athwart statistical methods. Based on the collected data, it is possible to conclude that between the necessaries competences, the most important is the administrative one, being the most expressive the “Vision of de whole and of the future on the educational work and the role of the University”, with the mean 4,4, and interpersonal relationship. The less expressive was considered the “Elaboration and control of the budget of the course,” with the mean 1,33. In terms of the functions, the most important is the institutional one, the most significant being the “Alignment and linkage of the course with international, national and regional guidelines” (mean equals 4,78), and the academic was less expressive in the item referring to “Dissemination and development of complementary activities with students”, (0,58 as mean). Based on the information provided by the research, this is the profile put into practice by the coordinators of the actuarial science of Brazilian’s institutions. These professionals need, besides the technical knowledge for the bureaucratic functions, administrative, institutional, relationship and socio – affective capacities. Therefore, the coordinator as manager of the course of actuarial sciences has the mission of orienting his coordinated students in search of preparation for the professional market, and as a consequence, to achieve instructional success.
Descrição
Citação
OLIVEIRA, Karine Santos de. Percepções sobre funções e competências do coordenador como gestor do curso de graduação em Ciências Atuariais oferecido por instituições de ensino superior no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Atuariais) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, 2019