Contra a institucionalização da loucura: O papel do Teatro do Oprimido no resgate da cidadania do usuário da saúde mental.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2018
Autores
Donzalisky, Rafaelle Reis [UNIFESP]
Orientadores
Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso é resultado de pesquisa bibliográfica,baseada em literaturasobre a saúde mental, em livros e artigos científicos provenientes de bibliotecas convencionais e virtuais, bem como no conhecimento empírico da autora sobre o uso do Teatro do Oprimido contra a institucionalização no campo da saúde mental. Objetiva-se conhecer a evolução histórica da política de saúde mental noBrasil, abordar alguns elementos inerentes da sociedade capitalista que contribuem para o adoecimento mental, bem como apreender a relevância da arte como prática terapêutica e ferramenta potencializadora no resgate da cidadania do usuário da saúde mental. Vimos que o teatro do oprimido tem caráter pedagógico, sua base teórica é a pedagogia do oprimido de Paulo Freire, na qual a premissa principal é o aprendizado do sujeito a partir da sua realidade, estimulando a sua reflexão crítica que possibilita uma ação transformadora, e por esse motivo é um elemento importante contra a institucionalização. Esta pesquisa tem uma abordagem voltada também para atuação do (a) assistente social na sua prática profissional, destacando a dimensão pedagógica da profissão e a possibilidade de construir, junto aos usuários, estratégias contra hegemônicas dentro dos espaços. Por fim, pretende-se apresentar o Teatro do Oprimido como estratégia de enfrentamento à lógicainstitucionalizante da loucura, por meio do fortalecimento das potencialidades humanas dos próprios usuários
Descrição
Citação
DONZALISKY, Rafaelle Reis. Contra a institucionalização da loucura: O papel do Teatro do Oprimido no resgate da cidadania do usuário da saúde mental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviços Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Coleções