Avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo em crianças com traumatismo cranioencefálico pré e pós terapia fonoaudiológica

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017-02-24
Autores
Silva, Mariane Richetto da [UNIFESP]
Orientadores
Gil, Daniela [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objective: To verify the effects of a speech-language intervention program in children after traumatic brain injury (TBI) on hearing and metalinguistic abilities. Method: The study included 5 children, aged 9 to 11 years, who had moderate or Severe at least 6 months, right-handed, literate before the injury, do not present difficulties before the injury, Central Auditory Processing Disorder and Reading and Writing Change. Electrophysiological evaluation (BAEP, PEALL with TB and with complex stimulus), behavioral evaluation of central auditory processing and reading and writing evaluation were performed. Ten sessions of speech therapy intervention were carried out, in which language and hearing aspects were stimulated. After the sessions were finished, the behavioral and electrophysiological evaluations were performed. Results: A statistically significant result, post phonoaudiological intervention, in the items phonemic synthesis and phonemic awareness of phonological awareness; In the PEALL with tone burst there was improvement in the latency of the N1 left ear, P2 in both ears, N2 in both ears and P3 in the right ear; In the BAEP there was improvement in the latency of the I wave in the left ear and in the Central Auditory Processing improvement in the test of sequential memory of 3 sounds sounds verbal and the test of speech with white noise in the right ear. Conclusion: The speech-language intervention program developed is effective in children after traumatic brain injury.
Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de intervenção fonoaudiológica em crianças pós traumatismo cranioencefálico (TCE) sobre as habilidades auditivas e de metalinguísticas.Método: Participaram da pesquisa 5 crianças, idade entre 9 e 11 anos, que sofreram TCE fechado de grau moderado ou grave à no mínimo 6 meses, destros, alfabetizados antes da lesão, não apresentar dificuldades anteriores à lesão, apresentar Transtorno do Processamento Auditivo Central e Alteração de Leitura e Escrita. Realizado a avaliação eletrofisiológica (PEATE, PEALL com TB e com estímulo complexo), avaliação comportamental do processamento auditivo central e avaliação de leitura e escrita. Foram realizadas 10 sessões de intervenção fonoaudiológica, na qual foram estimulados aspectos de linguagem e de audição. Após o término das sessões foram realizadas as avaliações comportamentais e eletrofisiológicas. Resultados: Resultado estatisticamente significante, pós intervenção fonoaudiológica, nos itens síntese fonêmica e segmentação fonêmica da consciência fonológica; no PEALL com tone burst observou-se melhora nas latência do componente N1 orelha esquerda, P2 em ambas as orelhas, N2 em ambas as orelhas e P3 na orelha direita; no PEATE observou-se melhora na latência da onda I na orelha esquerda e no Processamento Auditivo Central melhora no teste de memória sequencial de sons verbais de 3 sons e no teste de fala com ruído branco na orelha direita. Conclusão: O programa de intervenção fonoaudiológica desenvolvido é eficaz nas crianças pós traumatismo cranioencefálico.
Descrição
Citação