Contribuições do estudo da heterogeneidade estrutural da tiroglobulina e seu papel no manejo das doenças malígnas da tiroide

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2016-10-25
Autores
Xavier, Ana Carolina Wanderley [UNIFESP]
Orientadores
Martins, João Roberto Maciel [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Tiroglobulina é proteína de alta massa molecular com inúmeras modificações pós-traducionais, tais como glicosilação, iodação, sulfatação, fosforilação, e que desempenham importante função biológica além de poderem estar alteradas na presença doenças benignas e malignas. ? Tiroglobulinas provenientes de tecido normal e tumoral apresentam diferenças significativas de tamanho, quando analisadas por métodos eletroforéticos e cromatográficos, capacidades distintas de serem identificadas por anticorpos mono e policlonais o que pode interferir na sua determinação sérica por ensaios imunométricos modernos. Compreender melhor sua estrutura poderá trazer contribuição significativa para o aprimoramento dos ensaios imunológicos para sua dosagem no seguimento de pacientes com CDT.
Descrição
Citação
XAVIER, Ana Carolina Wanderley. Contribuições do estudo da heterogeneidade estrutural da tiroglobulina e seu papel no manejo das doenças malígnas da tiroide. 2016. 10 f. Dissertação (Mestrado em Medicina: Endocrinologia Clínica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.