Benefícios do treinamento resistido progressivo com auxílio da bola suíça em pacientes com espondilite anquilosante: um estudo controlado e randomizado

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-05-06
Autores
Souza, Marcelo Cardoso de [UNIFESP]
Orientadores
Natour, Jamil Natour [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: A espondilite anquilosante (EA) é uma doença inflamatória sistêmica que compromete a capacidade física global dos pacientes. O exercício físico é parte fundamental na abordagem dos pacientes com EA, embora os benefícios de programas de exercícios específicos ainda não estejam bem definidos. Objetivo: Avaliar a efetividade do fortalecimento muscular progressivo com auxílio da bola Suíça na melhora da capacidade funcional, da força muscular, da atividade da doença, da mobilidade e da qualidade de vida de pacientes com EA. Material e Métodos: Sessenta pacientes foram randomizados para grupo-intervenção (GI) ou para grupo-controle (GC), com 30 pacientes em cada grupo. O GI realizou 8 exercícios de fortalecimento muscular com pesos livres sobre a bola Suíça, 2 vezes por semana, durante 16 semanas. As cargas foram reavaliadas e aumentadas a cada 4 semanas. O GC continuou o tratamento medicamentoso sem exercícios, em lista de espera. As avaliações foram feitas por um avaliador cego imediatamente antes da randomização e em 4, 8, 12 e 16 semanas após o inicío do estudo. Para avaliar a capacidade funcional foram utilizados: BASFI (The Bath Ankylosing Spondylitis Functional Index), HAQ-S (Health Assessment Questionnaire para espondiloartrites), teste da caminhada de 6 minutos e teste Time Up and Go. A força muscular foi avaliada através do teste de uma repetição máxima (1 RM). A atividade da doença foi mensurada pelo BASDAI (The Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index) e pela dosagem de VHS e proteína C reativa. Foi usado o BASMI (The Bath Ankylosing Spondylitis Metrologyl Índex) para avaliar mobilidade vertebral e o questionário SF-36 para avaliar qualidade de vida. Os pacientes também foram avaliados pela escala tipo Likert para satisfação. Também a quantidade de analgésicos e antiinflamatórios utilizados foi controlada. Resultados: Os grupos foram homogêneos na avaliação inicial, quanto às características clínicas e demográficas. Houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos, na melhora da força no GI em comparação com o GC para a musculatura utilizada nos exercícios: abdominal (p=0,003), exercícios de remada (p=0,02), de agachamento (p=0,01), de tríceps (p=0,021) e de crucifixo inverso (p=0,02). O GI também melhorou no teste de caminhada de 6 minutos (p=0,005) na semana 16 em comparação com o GC. Encontramos também diferença estatisticamente significante entre os grupos na escala Likert em todos os tempos (p<0,001) com o GI mostrando maior satisfação com o tratamento. Não encontramos diferenças entre os grupos nas demais variáveis estudadas e não houve piora da atividade de doença no GI. Conclusão: O fortalecimento muscular progressivo com auxílio da bola suíça é efetivo na melhora da força muscular e no desempenho da caminhada em pacientes com EA. O programa de fortalecimento demonstrou boa tolerância avaliada pela satisfação dos pacientes com EA, sem efeitos deletérios na atividade de doença.
Descrição
Citação
SOUZA, Marcelo Cardoso de. Benefícios do treinamento resistido progressivo com auxílio da bola suíça em pacientes com espondilite anquilosante: um estudo controlado e randomizado. 2014. 94 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.