Avaliação da efetividade do treinamento resistido em pacientes com artrite psoriásica: um estudo controlado e randomizado

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-11-12
Autores
Silva, Diego Roger [UNIFESP]
Orientadores
Natour, Jamil Natour [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A artrite psoriásica (APS) é uma artrite inflamatória crônica, definida como a associação de artropatia inflamatória e psoríase. A literatura ainda é muito escassa em relação a tratamentos não farmacológicos para os pacientes com APS, especialmente o exercício físico. Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia do treinamento de resistência na melhoria da capacidade funcional, força muscular, qualidade de vida e atividade da doença em pacientes com PSA. Métodos: Quarenta e um pacientes com idade entre 18 e 65 anos com diagnóstico de artrite psoriásica foram selecionados para este estudo., Oos pacientes foram randomizados em dois grupos: grupo de intervenção e o grupo controle. O grupo de intervenção (GI) foi submetido a exercícios de resistência duas vezes por semana, durante 12 semanas. O grupo controle manteve-se na lista de espera com a terapia medicamentosa convencional. As medidas de desfecho foram: BASFI e HAQ-S para a capacidade funcional, teste de uma repetição máxima (!RM)para a força muscular, questionário SF-36 para a qualidade de vida em geral; e BASDAI e DAS-28 para a atividade da doença. As avaliações foram feitas por um avaliador cego na linha de base (T0), seis semanas (T6) e 12 semanas (T12) após o início do estudo. Resultados: Na avaliação inicial os grupos foram homogêneos quanto às características clínicas e demográficas. A capacidade funcional medida pelo HAQ-S e a atividade da doença medida pelo BASDAI, melhoraram significantemente no GI quando comparado ao GC, na semana 12. Em relação à qualidade de vida, o IG melhorou a domínios "dor" e "estado geral de saúde" em comparação com CG. (p <0,05). Houve melhora na força muscular em quase todos os exercícios no GI, exceto no exercício para o bíceps. No GC, a melhora na força foi observada apenas nos exercícios "crucifixo" e "extensão da perna" (bilateral) (bilateral). No entanto, houve diferenças estatísticas entre os grupos apenas no exercício "extensão da perna" (lado direito) em favor da GI. Conclusão: O treinamento de resistência é eficaz em melhorar a capacidade física, a atividade da doença e a qualidade de vida de pacientes com artrite psoriásica. As melhorias clínicas não expressaram mudanças significativas na força muscular.
Descrição
Citação
SILVA, Diego Roger. Avaliação da efetividade do treinamento resistido em pacientes com artrite psoriásica: um estudo controlado e randomizado. 2014. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.