Isquemia miocárdica transitória na cintilografia com dipiridamol em pacientes com amputações de membros inferiores de etiologia vascular sem sintomas prévios de doença coronária: relação com eventos tardios

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-04-25
Autores
Ingham, Sheila Jean McNeill [UNIFESP]
Orientadores
Carvalho, Antonio Carlos de Camargo [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Avaliar a presença de isquemia miocárdica transitória assintomática, através do uso de cintilografia do miocárdio, em pacientes amputados de membros inferiores de etiologia vascular assim como verificar a correlação desta isquemia com eventos aterotrombóticos durante o seguimento. Métodos: Um estudo coorte com seguimento de 2,1 anos foi realizado em um Centro de Reabilitação com 58 pacientes amputados de membro inferior de etiologia vascular assintomáticos para doença arterial coronariana. Isquemia miocárdica foi avaliada através da cintilografia do miocárdio e a ocorrência de eventos cardiovasculares graves (morte de etiologia cardiovascular, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, isquemia periférica que necessitava de hospitalização) foi monitorizada. Resultados: Dos 58 pacientes, 26 (44,8%) tiveram resultado positivo para isquemia transitória no exame de cintilografia do miocárdio. Durante o seguimento, 12 pacientes (20,7%), principalmente pacientes com diabetes mellitus (83%), tiveram um evento cardiovascular grave. Destes, 09 pacientes tiveram resultado positivo no exame realizado (P = 0,025). Houve cinco mortes (19,2%) dentre aqueles com cintilografia do miocárdio positiva e uma morte no grupo de pacientes com cintilografia negativa (3,1%). No entanto, a curva de sobrevida de Kaplan-Meier e a curva de regressão de Cox não foram diferentes (P = 0,09 e P = 0,1, respectivamente). Conclusão: Encontramos que 44,8% dos pacientes com amputação de membro inferior de etiologia vascular, assintomáticos para doença arterial coronariana,tiveram resultado positivo para isquemia transitória na cintilografia do miocárdio. Noseguimento de 2,1 anos, houve 10,3% eventos graves aterotrombóticos por ano, com mortalidade maior entre os pacientes com resultado positivo na cintilografia do miocárdio.
Descrição
Citação
INGHAM, Sheila Jean Mcneill. Isquemia miocárdica transitória na cintilografia com dipiridamol em pacientes com amputações de membros inferiores de etiologia vascular sem sintomas prévios de doença coronária: relação com eventos tardios. 2013. 110 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2013.