Descrição morfológica e molecular de parasitos do filo Myxozoa em peixes Prochilodus costatus e Prochilodus argenteus do Rio São Francisco/MG e Prochilodus lineatus do rio Mogi Guaçu/SP

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-11-07
Autores
Zatti, Suellen Aparecida [UNIFESP]
Orientadores
Adriano, Edson Aparecido [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O filo Myxozoa compreende organismos metazoários, endoparasitos e altamente especializados, tanto em relação aos hospedeiros quanto em relação ao tecido que infectam. No mundo são conhecidas aproximadamente 2.300 espécies e na América do Sul foram descritas até aqui pouco mais de 80 espécies. O avanço nos estudos desses parasitos no Brasil é muito recente, sendo que algumas espécies consideradas patogênicas tem sido descritas. Os estudos taxonômicos clássicos desses organismos tem abordado apenas os caracteres morfológicos. Contudo, atualmente, o sequenciamento do gene 18S rDNA tem sido empregado com sucesso na descriminação de novas espécies. Esse trabalho teve por objetivo estudar mixosporídeos parasitos de peixes da família Prochilodontidae nas bacias dos rios São Francisco, MG e Mogi Guaçu, SP. Foram analisados exemplares de Prochilodus costatus Valenciennes, 1850 e Prochilodus argenteus Agassiz, 1829 do rio São Francisco e Prochilodus lineatus Valenciennes, 1829 do rio Mogi Guaçu. Análises morfológicas (microscopia de luz, análise ultraestrutural) e das sequências do gene 18S rDNA, com subsequentes inferências filogenéticas, foram os procedimentos utilizados. Esta dissertação foi organizada na forma de capítulos, sendo que no primeiro é apresentado o estudo de uma espécie do gênero Myxobolus Lom & Dykova, 1992 encontrada infectando brânquias de P. costatus, a qual foi considerada como uma espécie ainda não descrita. Os dados morfológicos, ultraestruturais e moleculares desta espécie são aqui apresentados. O segundo capítulo trata de um estudo que tem como base o sequenciamento do gene 18S rDNA de duas espécies de Myxobolus já conhecidas e que infectam peixes do gênero Prochilodus: Myxobolus porofilus Adriano et al. 2002 parasito de P. lineatus e Myxobolus franciscoi Eiras et al. 2010 encontrada infectando P. costatus. As análises moleculares mostram que M. porofilus e M. cf. franciscoi, mesmo apresentando características morfológicas muito semelhantes e infectando hospedeiros filogeneticamente muito próximos (mesmo gênero), são duas espécies geneticamente distintas. As análises filogenéticas aqui realizadas mostram o agrupamento parafilético entre as espécies dos gêneros Myxobolus e Henneguya Thélohan, 1892 e que as espécies de mixosporídeos se agruparam principalmente de acordo com as famílias dos peixes hospedeiros.
Descrição
Citação
ZATTI, Suellen Aparecida. Descrição morfológica e molecular de parasitos do filo Myxozoa em peixes Prochilodus costatus e Prochilodus argenteus do Rio São Francisco/MG e Prochilodus lineatus do rio Mogi Guaçu/SP. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, 2013.