Viagem Inacabada : Goethe e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

Imagem de Miniatura
Data
2012-11
Autores
Machado, Vinicius Gomes [UNIFESP]
Orientadores
Matos, Olgária Chain Féres [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura crítico-filosófica da obra Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister de Goethe. Apresenta o debate estético-teatral em torno da criação de uma identidade nacional contra a influência da cultura francesa e a recepção da obra de Shakespeare como modelo a ser seguido pelos artistas alemães. Na obra de Goethe está a questão central da formação e da vocação do ator-protagonista Wilhelm Meister que abandona o lar burguês para realizar uma viagem iniciática em busca de autoconhecimento e auto-aperfeiçoamento. Neste contexto, são abordados conceitos como Bildung, Aufklärung, autonomia, heteronomia e educação enquanto conceitos interpretativos.
The work presents a critical-philosophical reading of the work The Years of Learning Wilhelm Meister of Goethe. Presents a discussion theatrical-aesthetic around the creation of a national identity against the influence of French culture and the reception of Shakespeare's work as a model to be followed by German artists. In the work of Goethe's is the central question about the formation and vocation of the actorprotagonist Wilhelm Meister leaving the bourgeois home to conduct an initiation journey in search of self-knowledge and self-improvement. In this context, concepts are addressed as Bildung, Enlightment, autonomy, heteronomy and education as compreentions concepts.
Descrição
Citação
MACHADO, Vinicius Gomes. Viagem Inacabada: Goethe e Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. 2012. 191 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
Coleções