Módulo 2 - Gênero

Imagem de Miniatura
Data
2016-02-07
Autores
Neves, Paulo Rogério da Conceição
Santos, Emerson Izidoro dos [UNIFESP]
Araujo, Paula Teixeira
Alvarez, Bernardo Gonzalez Cepeda
Anjos, Lívia Sousa
Souza, Adalberto dos Santos
Finco, Daniela [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Recurso educacional
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este módulo pretende proporcionar o aprofundamento de ideias e reflexões acerca do conceito de gênero nos diferentes espaços formais e não formais, públicos e privados. Busca favorecer a compreensão do conceito de gênero e de como se dá o processo de construção e reprodução no meio social. Pretendemos aprofundar o conceito de gênero a partir da problematização da divisão sexual do trabalho, problematizar a participação feminina no mercado de trabalho, como um indicador preciso da desigualdade de gênero, e reconhecer a importância dos movimentos sociais para o processo de democratização e mudanças significativas em nosso contexto social. A partir da socialização de experiências, estudos e análises, este módulo contribuirá para a construção de um olhar crítico frente as naturalizações de gênero presentes em nossa sociedade e no espaço escolar. Busca a construção de estratégias para identificar as diferentes formas de preconceitos e discriminações para eliminar as situações de violência nos espaços educativos e na sociedade. Este módulo pretende também incentivar a iniciação à pesquisa e o levantamento de informações, com a intenção de exercitar o olhar investigativo, contribuindo para fortalecer as ações de intervenção no cotidiano da escola. Com isso, visa orientar para a escolha das possíveis temáticas a serem aprofundadas no trabalho de conclusão desse curso. O Módulo II: Está organizado em três unidades e abordará as seguintes temáticas: UNIDADE 1: Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social • Diferenças de gênero na organização social da vida pública e privada; • Construção social da identidade e suas marcas de gênero; • A contribuição dos estudos de gênero. UNIDADE 2: A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero • A importância dos movimentos sociais; • Discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico-racial; • A permanência da violência de gênero. UNIDADE 3: Gênero no cotidiano escolar • Escola como espaço de equidade de gênero; • Diferenças de gênero no cotidiano escolar; • Práticas esportivas construindo o gênero.
Descrição
Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Gênero e Diversidade na Escola
COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de Educação
Coordenação do curso: Daniela Finco
Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)
Citação