Avaliação comportamental em crianças com disturbios obstrutivos do sono

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Data
2006-02-01
Autores
Uema, Sandra Fumi Hamasaki [UNIFESP]
Vidal, Marla Vargas Rodrigues [UNIFESP]
Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
Moreira, Gustavo Antonio [UNIFESP]
Pignatari, Shirley Shizue Nagata [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
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Resumo
AIM: The purpose of this study was to evaluate the behavior in children with obstructive sleep disorder. STUDY DESIGN: Prospective study. MATERIAL AND METHOD: Children s parents (4 to 18 years old) completed the CBCL4/18 (Child Behavior Checklist) in the period of January to July 2005. RESULTS: In the group, 12 (60%) were males and 8 (40%) females; the total problem score was abnormal in 5 children (25%); introversion was affected in 2 children (10%); extroversion in 5 children (25%). The scales of individual syndromes were abnormal in between 0 and 20% of patients. The individual scales most frequently affected were: total competency (20%), somatic complaints (10%), social problems (10%) and aggressive behavior (10%). DISCUSSION: This study demonstrates high prevalence (25%) of abnormal behavior. Although widely reported as a common complication of pediatric OSAS, behavioral and neurocognitive disorders have mostly been inferred in several cases and studies. There are few recent studies using standardized assessment to evaluate these alterations. Our study presents preliminary results of the behavior of children with obstructive sleep disorders.
Os distúrbios obstrutivos do sono são relativamente freqüentes na população pediátrica. Em crianças, SAOS resultaria em conseqüências clínicas significantes, incluindo atraso do crescimento, disfunção ventricular direita e esquerda e problemas de aprendizagem e comportamento. OBJETIVO: Avaliar o comportamento em crianças com distúrbio obstrutivo do sono. MATERIAL E MÉTODO: Pais de crianças de 4 a 18 anos de idade do Centro do Respirador Bucal da UNIFESP-EPM de janeiro a julho de 2005. Foi aplicado o CBCL/4-18 (Child Behavioral Checklist) ou inventário de comportamento de crianças e adolescentes. RESULTADOS: Foram avaliadas 20 crianças. Dessas, 12 eram meninos e 8, meninas. O escore total do problema foi anormal em 5 crianças (25%). A escala de introversão foi anormal em 2 pacientes (10%). A escala de extroversão foi anormal em 5 pacientes (25%). As escalas de síndromes individuais foram anormais entre 0 e 20% dos pacientes. As escalas individuais que foram mais afetadas são as seguintes: competência total (20%), queixas somáticas (10%), problemas sociais (10%) e comportamento agressivo (10%). DISCUSSÃO: Este estudo demonstra alta prevalência (25%) de comportamento anormal. Embora largamente citado como uma complicação comum de SAOS na infância, distúrbios comportamentais e neurocognitivos têm sido inferidos em séries de casos e estudos. Existem poucos trabalhos usando medidas padronizadas para avaliar os distúrbios comportamentais e de desenvolvimento.
Descrição
Citação
Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, v. 72, n. 1, p. 120-123, 2006.
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