Alterações cardiovasculares e eletrencefalográficas durante o sono, secundárias aos distúrbios respiratórios do sono e à influência de psicofármacos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Autores
Poyares, Dalva Lucia Rollemberg [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Tese de livre-docência
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Esse manuscrito se refere a uma serie de estudos realizados em conjunto pela candidata, com a preciosa ajuda de alguns professores e colaboradores, com relacao a literatura pertinente. 0 acoplamento cardio-respiratorio durante 0 sono e regulado principalmente pelo sistema nervoso central. Os transtornos do sono e algumas drogas psicoativas podem interferir na resposta integrada desses sistemas a estimulos, durante o sono. Nos investigamos primeiramente os efeitos da retirada gradual de benzodiazepinicos em pacientes com ins6nia primaria que estavam usando tais medicamentos por no minino dois anos de inGestão diaria. Os principais resultados dos dois estudos foram 0 aumento do sono de ondas lentas e da efiCiência do sono, apos a retirada do medicamento. 0 primeiro efeito foi maior no grupo tratado com valeriana. Pacientes usando lorazepam, na nossa amostra, nao conseguiram completar o programa de retirada e apresentaram sintomas autonomicos. A segunda droga estudada foi o anticolinesterasico, donepezil, e seus efeitos no sono de pacientes com Doenca de Alzheimer. No primeiro artigo, o tratamento com donepezil aumentou a porcentagem de sono REM concomitante a melhora cognitiva. 0 segundo estudo demonstrou que houve melhora significativa nos parametros respiratorios dos pacientes com apneia obstrutiva do sono. Possiveis efeitos colinergicos centrais na respiracao e na musculatura das vias aereas sao brevemente discutidos no manuscrito. Disturbio respiratorio do sono leve tem sido bom modelo usado em nossos estudos para avaliar respostas cardiacas e hemodinamicas, secundarias aos eventos respiratorios anormais tais como apneias, hipopneias e esforco respiratorio anormal seguido de despertar breve. Alem disso, esse modelo oferece a possibilidade de analise de dados em fragmentacao e instabilidade do sono. A fim de excluirem-se os ja descritos efeitos da hipoxia nas respostas hemodinamicas, nos decidimos estudar somente eventos cuja saturacao da oxi-hemoglobina estivesse acima de 89 por cento, na maioria de nossos artigos. Portanto, nos realizamos uma serie de estudos em pacientes com sindrome do aumento da resistencia das vias aereas superiores e apneia obstrutiva do sono leve. Onze estudos...(au)
Descrição
Citação
POYARES, Dalva Lucia Rollemberg. Alterações cardiovasculares e eletrencefalográficas durante o sono, secundárias aos distúrbios respiratórios do sono e à influência de psicofármacos. 2007. Tese (Livre-Docência) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2007.