Análise molecular de genes envolvidos na via de síntese da melatonina e suas relações com fenótipos circadianos em humanos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2007
Autores
Pereira, Danyella Silva [UNIFESP]
Orientadores
Tufik, Sergio [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Introdução: Em mamiferos, a melatonina e secretada principalmente pela glandula pineal, por meio de mecanismos noradrenergicos. Sua sintese inicia¬ se com a captacao do triptofano pelos pinealocitos, seguida de uma serie de reacoes enzimaticas ate chegar ao produto final, a melatonina. A enzima Arilalquilamina-N-Acetiltransferase (AA-NA T) faz parte dessa serie de reacoes bioquimicas e tem como funcao acetilar a serotonina para formar a N¬ acetilserotonina sendo descrita como a enzima passo-limitante para a sintese de melatonina. Outra enzima importante no processo de formacao da melatonina e a Hidroxindol-O-Metiltransferase (HIOMT). Essa enzima O-metila a N-acetilserotonina para formar a melatonina. A melatonina tem um importante papel nos processos circadianos e sazonais, assim e possivel supor que genes e enzimas que facam parte de sua sintese tenham um importante papel na regulacao dos fenotipos circadianos. Objetivos: Analisar o polimorfismo G619A do gene Aa-nat e buscar polimorfismos no gene Hiomt em uma amostra da populacao brasileira, composta por pacientes com Sindrome de Fase Atrasada do Sono e individuos classificados pela preferencia diurna, para verificar se existem associacoes dos polimorfismos nos genes Aa-nat e Hiomt com a Sindrome de Fase Atrasada do Sono e a preferencia diurna em humanos. Metodologia: Baseado na pontuacao do questionario Horne & bstberg (H O) foram selecionados individuos classificados como matutinos, intermediarios e vespertinos. Voluntarios que nao responderam o questionario HO fizeram parte do estudo como uma amostra da populacao em geral. Foram selecionados tambem 17 pacientes diagnosticados com Sindrome de Fase Atrasada do Sono no Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo...(au)
Descrição
Citação
PEREIRA, Danyella Silva. Análise molecular de genes envolvidos na via de síntese da melatonina e suas relações com fenótipos circadianos em humanos. 2007. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2007.