Experimentando Goethe: o romance "Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister" como desencadeador de reflexão e humanização numa cenário de formação humanística na área da saúde

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013
Autores
Silva, Marlon Ribeiro [UNIFESP]
Orientadores
Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Objetivo: Nessa pesquisa investigamos de que maneira a leitura e discussao do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister de Johann Wolfgang Von Goethe, no Laboratorio de Humanidades do Centro de Historia e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, foi desencadeador de uma experiencia de formacao e humanizacao no ambito da educacao de profissionais da area da Saúde. Metodos: Para compreensao e analise dessa experiencia, partimos de abordagens de cunho metodologico qualitativo, a saber: a oObservacao Participanteo de acordo com o antropologo Clifford Geertz, a fim de perceber o impacto da leitura do romance e a oHistoria Oral de Vidao, em que procuramos perceber a experiencia pessoal de determinados participantes, e como tal atividade pode ser compreendida, de forma profunda, como desencadeadora de formacao e humanizacao. Resultados: Os resultados apontaram a metodologia do Laboratorio de Humanidades como principal responsavel pelo potencial de experiencia estetica da literatura, por proporcionar motivacao da leitura e experiencia compartilhada da literatura, a qual e inspirada pela relacao da mesma com a vida real. Esta experiencia resultou em ampliacao dos afetos, reflexao teorica sobre os conceitos de oformacaoo e ohumanizacaoo, alem de mudancas no agir profissional dos participantes. Conclusao: Com base numa reflexao teorica advinda da filosofia estetica do filosofo e dramaturgo alemao Friedrich Schiller e do filosofo Immanuel Kant, entendemos que os resultados verificados apontam que, o Laboratorio de Humanidades proporciona ao participante uma oeducacao esteticao, resultado da oeducacao do gostoo, que e viabilizada pela oexperiencia desinteressada da arteo. Desta forma, a metodologia do LabHum, compreendida com base nos conceitos citados, possibilita a formacao humanistica e a humanizacao do profissional de Saúde
Objective: This study investigates how reading and discussing the novel “Wilhelm Meister's apprenticeship” written by Johann Wolfgang von Goethe was a trigger and humane training experience in the education of health professionals. The reading and discussion were made in the Laboratory of the Humanities Center of History and Philosophy of Health Sciences School of Medicine, Federal University of São Paulo. Methodology: In order to understand and analyze this experience, we use qualitative methodological approaches, namely the "Participant Observation", according to the anthropologist Clifford Geertz, in order to realize the impact of reading the novel and "Oral History of Life", which we seek to understand the personal experience of individual participants, and how such activity might be understood as a trigger for training and humanization. Results: The results indicate the methodology of the Humanities Laboratory as the main responsible for the potential aesthetic experience of literature, providing motivation for the shared experience of reading and literature, which is inspired by the similar relationship with real life. This experience resulted in expansion of the affections, theoretical reflection on the concepts of "training" and "humanization", as well as changes in professional practice of the participants. Conclusion: Based on a theoretical reflection coming from the aesthetic philosophy of the philosopher and dramatist Friedrich Schiller and the German philosopher Immanuel Kant, we believe that the results obtained indicate that the Humanities Laboratory provides the participant an experience of "aesthetic education", which is a result of "education taste through “disinterested experience of art".Thus, the methodology of LabHum allows the humanistic training and humanizing health care professional.
Descrição
Citação
SILVA, Marlon Ribeiro. Experimentando Goethe:O romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister” como desencadeador de reflexão e humanização numa cenário de formação humanística na área da saúde. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.