Antropometria de escolares ao ingresso no ensino fundamental ba cidade de Belem-Para

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Data
2003
Autores
Neves, Olga Maria Domingues das [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Objetivo: Descrever as distribuicoes de peso e estatura de escolares da rede publica estadual da cidade de Belem-Para, ingressantes no ensino fundamental como instrumento de vigilancia nutricional e estudar as associacoes entre as caracteristicas biologicas e socio-economicas e o estado nutricional destes escolares. Metodos: Foi realizada coleta e analise de peso e estatura de 793 escolares em 2001, sendo utilizados como indicadores antropometricos os escores Z das relacoes estatura/idade (E/I) e peso/estatura (PIE). Como variaveis biologicas e socio-economicas foram pesquisados o sexo, a idade, a naturalidade, a idade de ingresso da crianca na escola e a escolaridade materna. Resultados: Apos exclusao das perdas amostrais foram avaliados 637 escolares, sendo encontrada a prevalencia de 7,8 por cento de baixa estatura e 8,8 por cento de risco de baixa estatura. Em relacao a desnutricao a prevalencia foi de 0,9 por cento, de risco de desnutricao foi de 3.6 por cento, de sobrepeso 3 por cento e de obesidade 4,4 por cento. Nao houve associacao estatisticamente significante do estado nutricional com o sexo dos escolares; a maioria das criancas nasceu na capital, ingressou tardiamente na escola e a escolaridade materna foi igual ou superior a 4 anos. Observou-se correlacao significante entre obesidade e baixa estatura com menor escolaridade materna. Houve tambem associacao significante entre risco de desnutricao e baixa estatura com ingresso escolar tardio e, obesidade e estatura normal com o ingresso regular. Conclusoes: A menor escolaridade materna e o ingresso tardio escolar favorecem a presenca de desvios nutricionais e no ambiente escolar, por meio de estudos antropometricos periodicos, pode-se avaliar, tratar e prevenir os riscos para Saúde e nutricao infantil
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2003. 76 p.
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