Estudo morfológico dos órgãos genitais masculinos de Meleagris gallopavo(Phasianidae-Galliformes), com ênfase no testículo

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2002
Autores
Tonelli, Sandra Maria das Graças Maruch [UNIFESP]
Orientadores
Miraglia, Sandra Maria [UNIFESP]
Tipo
Tese de doutorado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Com o objetivo de contribuir para o conhecimento da biologia reprodutiva do peru Meleagris gafopavo, descreveu-se, nesta pesquisa, a morfologia, histoquimica e morfometria de orgaos genitais masculinos desta especie, utilizando as tecnicas histologicas de rotina, coloracoes histoquimicas e analises morfometricas. O testiculo, epididimo e ducto deferente sao orgaos pares, situados simetricamente de cada lado da linha mediana corporal, no interior da cavidade celomatica. Revestido por delicada tunica albuginea, o testiculo apresenta riqueza em tubulos seminiferos (76,4 por cento do conteudo testicular) e escasso tecido intertubular. No epitelio seminifero sao observadas celulas de Sertoli; espermatogonias (A escura, A clara 1, A clara 2 e 13); espermatocitos e espermatides, em 13 etapas de diferenciacao. O ciclo do epitelio seminifero apresenta 11 estagios, descritos de acordo com as mudancas observadas no acrossoma, forma do nucleo e aspecto da cromatina das espermatides, durante a espermiogenese. O epididimo e constituido pela rede testicular ductulo eferente, ductulo de ligacao e ducto epididimario, mostrando diferencas no epitelio de revestimento, de acordo com a estrutura analisada A positividade aos metodos histoquimicos observada na tunica albuginea, tecido conjuntivo peritubular e membrana basal do epitelio dos tubulos seminiferos e dos componentes das vias genitais, indica presenca de glicosaminoglicanas caboxiladas, sulfatadas, bem como glicoproteinas' ricas em acido sialico. O epitelio seminifero e negativo aos metodos do acido periodicoreativo de Shiff (PAS) e do azul de Alcian. O epitelio dos ductulos eferentes e o unico do epididimo que mostra caracteristicas de celulas secretoras de glicoproteinas neutras. Revestido por epitelio pseudoestratificado prismatico, o ducto deferente e longo e abre-se no urodeo da cloaca, atraves de papila. E positivo aos metodos histoquimicos somente nos segmentos medio e caudal, sendo capaz de secretar glicosaminoglicanas caboxiladas, sulfatadas e glicoproteinas ricas em acido sialico...(au)
Descrição
Citação
TONELLI, Sandra Maria das Graças Maruch. Estudo morfológico de órgãos genitais masculinos de Meleagris gallopavo (Phasianidae-Galliformes), com ênfase no testículo. 2002. 182 f. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2002.