Identificacao de padroes acusticos de duracao e de frequencia e habilidade grafo-fonicas

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Data
2000
Autores
Dibi Gimenes, Vivian [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A literatura especializada refere que as manifestacoes de disturbios do aprendizado da leitura e da escrita em criancas estao relacionadas com dificuldades de habilidades auditivas como processamento temporal da informacao acustica (como interpretar padroes sonoros sucessivos e ordenados como aqueles da fala encadeada), e das habilidades grafo - fonicas. Assim, tem-se a importancia das triagens escolares no sentido de detectar precocemente as criancas de risco para disturbios do aprendizado e propor a intervencao. Os objetivos que delinearam este trabalho foram: caracterizar habilidades auditivas por meio de Testes de Padrao Tonal de Frequencia e de Duracao sonoras, Localizacao Sonora e Memoria Sequencial; caracterizar habilidades de associacao grafo - fonica por meio do Teste de Ditado de Logatomos e investigar possiveis correlacoes entre habilidades auditivas e habilidades grafo - fonicas. O procedimento foi planejado de forma que pudesse ser aplicado na escola. Pode-se observar um maior numero de erros nos Testes de Padrao Tonal quando as sequencias apresentadas foram maiores - quatro estimulos, o que foi atribuido a ase de desenvolvimento. O grupo com pior desempenho no ditado de logatomos, apresentou tambem um pior desempenho no Teste de Padrao de Frequencia Sonora. Os resultados mostraram uma correlacao estatitiscamente significante entre o desempenho no Testes de Padrao Tonal e no Ditado de Logatomos, mostrando a relacao entre habilidades audtivas e grafo - fonicas mediadas pela memoria operacional a curto prazo
Descrição
Citação
São Paulo: [s.n.], 2000. 102 p. tab.
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