• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Ações sustentáveis em espaços educativos da escola municipal professora Francisca de Almeida Caloi

Thumbnail
View/Open
Dissertação- AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM ESPAÇOS EDUCATIVOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA FRANCISCA DE ALMEIDA CALOI.pdf (4.368Mb)
Date
2022-01-27
Author
Gonçalves, Jozeli Mara da Silva [UNIFESP]
Advisor
Gonçalves, Maraisa [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Abstract
Visto que enfrentamos grandes desafios ligados às questões ambientais no presente século, o trabalho que aqui se apresenta visou aprimorar a relação que a Escola estabelece com a Educação Ambiental. Para tanto, o programa Aprender Fazendo em Educação Ambiental (AFEA) foi desenvolvido ao longo do ano de 2021, na cidade da Estância Turística de Guaratinguetá, Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Professora Francisca de Almeida Caloi”. Tendo por princípio construir espaços educativos sob o prisma democrático da instituição de ensino, as práticas ocorridas pela abordagem de conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais difundiram princípios sustentáveis por colaboração e multidisciplinaridade. Para gerenciamento do programa criou-se um Plano de Gestão Ambiental (PGA) onde foram dispostos recursos administrativos, financeiros e pedagógicos. Os estudantes juntamente com os profissionais da escola reutilizaram e reaproveitaram resíduos sólidos gerados no local ou que trouxeram de seus lares, bem como também os captados junto a uma cooperativa de reciclagem e uma empresa de pneus da região, nas intervenções de dois espaços que se apresentavam subutilizados ou necessitavam ser reparados. A comunidade escolar repensou sobre consumo e repassou as informações através de um site em conformidade com as legislações referentes à educação ambiental brasileira. Através do diálogo e participação, a escola iniciou sua transformação num ambiente reflexivo, responsabilizando os participantes quanto às atitudes e posturas que se esperam de cidadãos do século XXI.
Keywords
Educação ambiental
Multidisciplinaridade
Escola básica
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63632
Collections
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica [62]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV