• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • ICAQF - Artigos
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF)
  • ICAQF - Artigos
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uma proposta de ensino interdisciplinar

Thumbnail
View/Open
Artigo Completo (467.8Kb)
Date
2022-02-10
Author
Mota, Luiz Felipe Farias [UNIFESP]
Amorim, Vitor [UNIFESP]
Vieira, Rui Manoel de Bastos [UNIFESP]
Type
Artigo
ISSN
1809-1628
Is part of
Humanidades & Tecnologia em Revista
DOI
http://dx.doi.org/10.47247/1809.1628.33.195
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma Iniciação Científica, sua aplicabilidade está voltada para um ensino de interdisciplinar capaz de integrar conceitos de física e música. Nossa proposta tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, na qual focamos em “no que ensinar", “como ensinar” e “por que ensinar". A proposta de ensino sugere a utilização práticas experimentais em sala de aula, para compô-las apresentamos os seguintes materiais disponíveis: um xilofone, um piano digital acompanhado de um conjunto de 4 teclados fabricados de papel, porém pintados com materiais diferentes, além de teclas “avulsas” constituídas de diversos materiais. A proposta tem a intenção de tornar evidente o diálogo entre o estudo de ondulatória e a produção de sons no xilofone e no piano digital, e dessa forma reforçar a ideia de que o saber se constitui como um todo e não de modo fragmentado.
Citation
MOTA, Luiz Felipe Farias; AMORIM, Vitor; VIEIRA, Rui Manoel de Bastos. Uma proposta de ensino interdisciplinar. Humanidades & Tecnologia em Revista, Paracatu, v. 33, n. 1, p. 195-207, 2022. DOI: doi.org/10.47247/1809.1628.33.195
Keywords
Física e Música
Instrumentos musicais
Interdisciplinar
Aprendizagem significativa
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63335
Collections
  • ICAQF - Artigos [1096]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV