Recent Submissions

  • Boletim SoU_Ciência. Assistência aos estudantes da educação superior pública brasileira: uma política necessária. 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Amaral, Nelson [UFG]; Dellagostin, Odir [UFPel]; Ferreira, José Roberto [UNESP]; Bielschowsky, Carlos Eduardo [UFRJ]; Macau, Elbert [UNIFESP]; Foguel, Débora [UFRJ]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; Martins, Thaís Cavalcante [UNIFESP]; Vieira, Vivian Patrícia Peron [UNB]; Rocha, Paulo [IFB]; Moura, Mariana [MCTI]; Silva Junior, Weber Tavares da [IFG]; Kayanoki, Fabiana Yumi Sato [UNIFESP]; Migliori, Ecila Oliveira [UNESP]; Nardini, Giovanna [UNIFESP]; Carvalho, Alexsandro Cardoso [UNIFESP]; Nascimento, Meyrele Torres; Santos, Ricardo Ireno dos [UNIFESP]; Carmo, Denisson Guimarães do [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2023-09-11)
    As primeiras políticas públicas voltadas à assistência ao estudante brasileiro na educação superior remontam ao início do Século XX. Entretanto, apenas em 2008, a partir da implementação do Programa Nacional de Assistência ...

  • Guia prático para a análise de dados: Censo da Educação Superior e ENADE 

    Martins, Thaís Cavalcante; Serrano, Antônio Guerreiro Silva; Migliori, Ecila Alves de Oliveira; Musa, Daniela Leal (SoU_Ciência, 2023-06-13)
    O "Guia prático para a análise de dados: Censo da Educação Superior e ENADE" é uma referência sobre ferramentas computacionais que podem servir como facilitadoras para a utilização dos dados disponibilizados pelo Centro ...

  • Universidades no combate à fome 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-06-21)
    As universidades federais brasileiras foram além da pesquisa clínica e do apoio no desenvolvimento de vacinas para combater a pandemia de covid-19. Essas instituições também foram fundamentais no combate à fome e à pobreza. ...

  • Universidades federais realizam ações sociais e de comunicação durante pandemia 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-06-21)
    Durante a pandemia, as iniciativas das universidades públicas foram essenciais para informar e conscientizar a população do país sobre prevenção e formas de combate ao coronavírus. Diversos materiais e campanhas foram ...

  • O avanço da telessaúde na pandemia 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-06-21)
    Durante a pandemia, o atendimento por meio da telessaúde permitiu que milhares de pessoas pudessem ser bem orientadas em relação à Covid-19. No Brasil, as universidades públicas foram fundamentais no avanço da telessaúde ...

  • Covid-19: histórias de quem lutou pela vida 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-06-29)
    Neste artigo os autores apresentam o Painel do SoU_Ciência que apresenta frentes de atuação e iniciativas de universidades durante a pandemia da Covid-19.

  • Dia Nacional da Ciência e 1 ano do Centro de Estudos Sou_Ciência 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-08)
    Na sexta-feira, 8 de julho, é o Dia da Ciência e comemoramos também 1 ano do Centro de Estudos Sou Ciência, o debate evidencia a contribuição do SoU_Ciência para a pesquisa no Brasil.

  • [VÍDEO] O financiamento da Ciência e Tecnologia no Brasil 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-06)
    Qual o impacto que os recentes cortes por parte do governo federal podem causar no futuro da ciência brasileira e como isso afeta não só as universidades, mas todo o conjunto da sociedade? Entenda mais sobre o tema no novo ...

  • MEC: o ministério que se tornou palco de escândalos 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-06-24)
    As reviravoltas e retrocessos das políticas para a educação têm sido registradas pelo SoU_Ciência e também motivado reflexões neste espaço. Recentemente escrevemos sobre a descoberta de um esquema informal de pastores e ...

  • O Financiamento da Educação Superior, da Ciência e Tecnologia no Brasil 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-08)
    O Centro de Estudos SoU_Ciência e o Instituto Serrapilheira acabam de lançar o Painel: “O Financiamento da Educação Superior, da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Entenda a problemática que envolve o futuro da produção ...

  • A expansão do ensino superior privado 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-27)
    Novo painel do SoU Ciência analisa a mercantilização da educação superior privada no país dos últimos 20 anos e quais as consequências desse modelo de ensino para os estudantes.

  • Painel da Expansão do Ensino Superior Privado 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-29)
    O vídeo apresenta o novo painel traz ainda gráficos interativos para que os futuros estudantes possam avaliar e conhecer os cursos das instituições do Ensino Superior.

  • Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-30)
    As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) são as instituições responsáveis por destinar recursos repassados pelos estados à pesquisa científica, formação de recursos humanos e desenvolvimento tecnológico. Assista ...

  • Quanto vale uma graduação de R$ 99,99 para nossa juventude? 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-07-29)
    Nos últimos 25 anos, o ensino superior no Brasil passou por um processo de expansão considerável. O número de matrículas quintuplicou, foi de 1,76 milhão, em 1995, para 8,68 milhões, em 2020, ampliando o acesso a esse nível ...

  • [VÍDEO] Educação básica recebe apoio de universidades em meio à pandemia 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-25)
    Diversas ações das instituições de ensino superior mitigaram danos do período de isolamento. As iniciativas apresentadas pelo painel Universidades em Defesa da Vida deixam nítido que a educação superior não descuidou da ...

  • Educação básica recebe apoio de universidades em meio a pandemia 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-07-22)
    O fechamento das escolas em quase todo o mundo por um ano ou mais (no Brasil, em vários estados, por dois anos) foi um dos impactos sociais mais graves da pandemia. Apesar de não serem a faixa etária mais afetada pela ...

  • A ciência nos guiará ao Brasil que precisamos 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-07-08)
    O artigo exalta o primeiro ano de trabalho do SoU_Ciência e a importância da ciência para o país.

  • A "Universidade Necessária" de Darcy Ribeiro emerge na pandemia 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-07-01)
    Darcy Ribeiro, que em 2022 completaria 100 anos, havia proposto nos anos 1960 um programa para a "Universidade Necessária" ao Brasil, publicado em livro de mesmo nome. Eram 55 propostas, sintéticas e diretas, que constituíam ...

  • Desvio de recursos do FNDCT é assalto ao nosso futuro 

    Smaili, Soraya [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica [UNIFESP]; Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela [UNIFESP] (SoU_Ciência, 2022-07-15)
    O Painel de Financiamento da Ciência e Tecnologia e da Educação Superior Pública, lançado recentemente pelo Sou Ciência, foi criado com duas finalidades: compreender como se dá o financiamento da ciência para identificarmos ...

  • [VÍDEO] Confiança de brasileiros na ciência cresce durante a pandemia 

    Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (SoU_Ciência, 2022-07-12)
    A atuação de pesquisadores e pesquisadoras das universidades federais, que produziram informação confiável sobre a pandemia e o vírus, fez com que a confiança da população na Ciência crescesse. Principalmente no que se ...

View more