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O contato entre a prática educativa freireana e o projeto educativo da 24ª Bienal de Arte de São Paulo

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Dissertação de Mestrado (8.249Mb)
Fecha
2020-09-23
Autor
Torres, André da Silva
Metadatos
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Resumen
A proposta neste estudo é pesquisar sobre a relação entre o pensamento do filósofo da educação Paulo Freire e a proposta da 24ª Bienal de São Paulo para seu projeto educativo. O Núcleo Educação (setor educativo) da mostra almejou tratar a instigadora potencialidade da arte como mediadora de reflexão, desenvolvedora da criticidade, da autonomia, da emancipação humana e propulsora de mobilizações transformadoras. Para legitimar e construir uma proposta coerente com o objetivo, o setor educativo abordou a educação crítica freireana como uma das referências para o desenvolvimento de um projeto que dialogasse com a práxis libertadora e o desenvolvimento da criticidade mediada pela arte. Busca-se compreender nesta pesquisa se o projeto educativo da 24ª Bienal de São Paulo obteve resultados satisfatórios, de acordo a concepção problematizadora da educação segundo a teoria do conhecimento elaborada por Freire. Analisar-se-á se a prática educativa emancipatória da construção do conhecimento e da consciência política através da práxis humana como prática da liberdade, proposta pela educação freireana, foi eficientemente incorporada às propostas do projeto educativo. Considerando as circulações e transferências de conceitos e teorias, busca-se compreender se houve, de fato, a aproximação entre o pensamento de Freire e a proposta do projeto educativo de reflexão e transformação do pensamento crítico dos indivíduos através da arte, abarcando a problematização e interpretação do contexto político, econômico e social. A realidade que mediatiza o contato entre arte, artista, público e a instituição.
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62380
Colecciones
  • PPG - História da Arte [84]

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