Show simple item record

dc.contributor.authorFreitas, Marcos Cezar de
dc.contributor.authorAraujo, Nina Rosa Silva de
dc.coverage.spatialItatibapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-30T10:13:16Z
dc.date.available2021-11-30T10:13:16Z
dc.date.issued2019-10-01
dc.identifier.citationFreitas, Marcos Cezar de; Araujo, Nina Rosa Silva de. Relato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinais. Horizontes, Itatiba, v. 37, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662. Acesso em: 30 nov. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62339
dc.description.abstractEste artigo analisa fatores que contribuíram para uma bem sucedida transição da educação infantil para o ciclo I do ensino fundamental de uma escola pública, vivenciada por duas crianças surdas. Ambas foram alfabetizadas e aprovadas com resultados satisfatórios. Resultado de estudo etnográfico a análise feita se baseia nas contribuições de Thomas Csordas, Erving Goffman e Annemarie Mol para elucidar como a interação entre professoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais possibilitou registrar cenas nas quais uma dinâmica inclusiva se estabeleceu. O registro de cenas permitiu coletar interações face a face e uma pedagogia inclusiva foi levada a efeito com estratégias que mostraram a relevância da LIBRAS e a presença singular de um professor surdo no processo.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes factors that have contributed to a successful transition from early childhood education to cycle I of elementary school in a public school experienced by two deaf children. Both were literate and approved with satisfactory results. The result of an ethnographic study is based on the contributions of Thomas Csordas, Erving Goffman and Annemarie Mol to elucidate how the interaction between teachers and interpreters of the Brazilian Language of Signals made it possible to record scenes in which an inclusive dynamic was established. The recording of scenes allowed to collect face-to-face interactions and an inclusive pedagogy was carried out with strategies that showed the relevance of LIBRAS and the singular presence of a deaf teacher in the process.pt_BR
dc.format.extent15pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherHorizontespt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCrianças surdas, LIBRAS, alfabetização.pt_BR
dc.subjectDeaf children, LIBRAS, literacypt_BR
dc.titleRelato de experiência com crianças surdas na escola pública: a importância estratégica da Língua de Sinaispt_BR
dc.title.alternativeReport of experience with deaf children in the public school: the strategic importance of the Sign Languagept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24933/horizontes.v37i0.662pt_BR
unifesp.campusEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979pt_BR
unifesp.departamentoEducaçãopt_BR
unifesp.extensaoLaboratório de Pesquisa e Escuta do Atendimento Educacional Especializado (LAPEAEE)pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record