Now showing items 1-20 of 47

    • Anais do I Encontro Internacional LEME/UNIFESP Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo 

      TATSCH, Flavia Galli; SILVA, Carolina Gual da.; FERNANDES, Fabiano. (LEME, Unifesp., 2018)
      O I Encontro Internacional LEME-UNIFESP. Modos de circulação e transferências culturais e artísticas na Europa do Medievo, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2018, reuniu trabalhos que refletiram como a História ...

    • Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados. Fontes primárias, bibliográficas e visuais (Prefácio: Jacques Leenhardt) 

      Dias, Elaine [UNIFESP] (EFLCH-UNIFESP, 2020)
      As Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro acolheram um grande número de franceses desde sua abertura a todos os artistas, em 1840. Meio de divulgação de suas obras e promoção de suas ...

    • Arts and Diplomacy 

      Brandão, Angela; Cracolici, Stefano (Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2022)
      Este livro reúne, sob o título Artes e Diplomacia, os trabalhos apresentados e discutidos no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica entre a Universidade de Durham, Inglaterra, e a Universidade Federal de São Paulo, ...

    • A Cidade Interpretada: estudos históricos sobre Arquitetura, Urbanização e Preservação 

      Atique, Fernando [UNIFESP]; Sousa, Diógenes Rodrigues de [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo / Laboratório de Humanidades Digitais, 2019)
      Criado em 2016, o lab.hum – Laboratório de Humanidades Digitais da Unifesp tem o objetivo de explorar e viabilizar o uso de novas tecnologias em estudos e pesquisas da área, ao mesmo tempo em que pretende estimular reflexões ...

    • Cognição social e regulação emocional na infância e na adolescência 

      Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP] (Editora Pontes, 2022)
      O número de estudos na área da saúde avaliando a função cerebral associada a processos sociais cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes cresceu exponencialmente. Na área da educação essa temática tem sido discutida ...

    • Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa 

      Okano, Michiko; Avancini, Atilio; Hashimoto Cordaro, Madalena (EFLCH-UNIFESP, 2021)
      Organizado pelos coordenadores do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), Atílio Avancini, Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano, o livro traz discussões sobre aspectos das temporalidades e espacialidades artísticas do ...

    • Contribuições para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva 

      Freitas, Marcos Cezar de (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      O chão da escola é também um universo de pesquisa singular. Essa singularidade diz respeito à complexa tarefa de concatenar tempos e espaços, saberes e fazeres, regularidades e imprevisibilidades. Na beleza dessa complexidade, ...

    • Desigualdades, diferenças e inclusão: desafios atuais para pesquisas em Educação 

      Finco, Daniela; Souza, Ellen de Lima (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      A linha de pesquisa Educação: Desigualdade, Diferença e Inclusão do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo afirma, por intermédio de suas pesquisas, publicações, formação de pesquisadores ...

    • As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação 

      Garrutti, Erica Aparecida; Moraes, Jerusa Vilhena de; Pesce, Lucila (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      O presente livro é resultado de pesquisas desenvolvidas por docentes, pós-graduandos e egressos da linha 5 - "Linguagens e saberes em contextos formativos", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp. As experiências ...

    • Dossiê: Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadão/ Citizen Science and Citizen Labs (pt/en/es) 

      Parra, Henrique Zoqui Martins; Fressoli, Mariano; Lafuente, Antonio (LIINC EM REVISTA, 2017)
      O dossiê Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos logrou reunir um conjunto expressivo de artigos, resultando numa instigante caracterização desse campo de práticas. Além da diversidade de origem geográfica (Europa, África, ...

    • Encruzilhada. Artigos dos estudantes de arte contemporânea da Unifesp (2023) 

      Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Pires, Catarina Silva [UNIFESP]; Souza, Larissa Silva de [UNIFESP]; Miramontes, Luana [UNIFESP]; Jean, Marci [UNIFESP]; Alcarde, Yasmin Tainá Lana de [UNIFESP]; Lima, Ingrid Dos Santos [UNIFESP]; Costa, João Henrique Lopes da [UNIFESP]; Marques, Yago Maciel [UNIFESP]; Rocha, Romario Lopes [UNIFESP]; Gomes, Gustavo Bitencourt [UNIFESP]; Dias, Camila Oliveira [UNIFESP]; Santos, Thaynná Baltazar dos[UNIFESP]; Guedes, Beatriz [UNIFESP]; Melo, Gabriella [UNIFESP]; Francesquini, Maria Sueli de Camargo [UNIFESP]; Almeida, Raphael Gomes de [UNIFESP]; Morita, Yumi [UNIFESP]; Araújo, Isadora Trindade [UNIFESP]; Santo, Micaele Silva [UNIFESP]; Rocha, Karina Braga da [UNIFESP]; Campos, Maria Eduarda [UNIFESP]; Soares, Juliane Pereira [UNIFESP]; Silva, Gabrielly A. Santiago da [UNIFESP]; Lima, Gabrielle Pereira [UNIFESP]; Marzola, Ana Paula [UNIFESP]; Mões, Gustavo [UNIFESP]; Campos, Hellen [UNIFESP]; Baba, Luccas Ryoichi Kimura [UNIFESP]; Reis, Mariana [UNIFESP]; França, Milena [UNIFESP]; Yamaguchi, Ângela Harumi [UNIFESP]; Marassi, Beatriz [UNIFESP]; Porfirio, Beatriz [UNIFESP]; Mayumi, Cristiane [UNIFESP]; Agbanusi, Gladys Uju Balbino [UNIFESP]; Calixto, Fernanda [UNIFESP]; Capelli, Thalles [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023)
      A arte contemporânea é, acima de tudo, multidisciplinar. A experimentação e a quebra de limites são primordiais para a existência desse campo tão vibrante e diversificado que permite que os artistas se expressem de forma ...

    • Ensinando o passado por meio do Patrimônio Cultural 

      Siqueira, Lucília Santos [UNIFESP]; Plens, Cláudia Regina [UNIFESP]; Paiva, Odair da Cruz [UNIFESP]; Atique, Fernando [UNIFESP]; Godoy, Alexandre Pianelli [UNIFESP] (Cláudia R. Plens, 2023)
      A Educação Patrimonial é uma ferramenta criada para suprimir ausências históricas dos livros didáticos e o ensino de história. O livro didático, assim como o patrimônio, também tem um grupo seleto que seleciona o que ...

    • Estado de crise? Crítica das tecnologias de administração da rede estadual de educação de São Paulo (1996-2007) 

      ALMEIDA, Elenita Santana de [UNIFESP] (G3 Comunicação, 2023)
      A autora toma como objeto de análise o processo de implementação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), entre os anos de 1996 e 2007 e identifica, nesse processo, que a avaliação ...

    • Estudos surdos em destaque: práticas e pesquisas 

      Vieira, Claudia Regina [UNIFESP]; Hollosi, Márcio [UNIFESP] (Editora Pontes, 2022)
      "Estudos Surdos em destaque: práticas e pesquisas”, organizados por nós professores doutores Claudia Regina Vieira e Marcio Hollosi apresenta textos dos estudantes matriculados, egressos e alunos especiais do Programa de ...

    • As festas escolares nos parques infantis sorocabanos: memórias e imagens(1954 - 1988) 

      Lima, Priscila Carriel de [UNIFESP] (G3 Comunicação, 2023)
      O livro tem como objeto de estudo as festas escolares nas instituições de educação infantil da cidade de Sorocaba no período que compreende a criação de seu primeiro Parque Infantil no ano de 1954 até o ano de 1988. O ...

    • Guerras culturais em verde e amarelo 

      Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Okuma, André [UNIFESP]; Nascimento, Giulia dos Santos [UNIFESP]; Melo, Keyla Vasconcelos de [UNIFESP]; Lorena, Diego [UNIFESP]; Alves, Amanda [UNIFESP]; Brait, Ana Laura [UNIFESP]; Alves, Gustavo Almeida [UNIFESP]; Fernandes, Cristina Naiara [UNIFESP]; Avelino, Larissa [UNIFESP]; Paloma, Oliveira [UNIFESP]; Bertellotti, André Zaparoli [UNIFESP]; Carreño, Rebeca Nieves Inostroza [UNIFESP]; Feo, Amanda [UNIFESP]; Andrade, Bruna [UNIFESP]; Garotti, Josiane [UNIFESP]; Flauto, Larissa [UNIFESP]; Tavares, Melissa [UNIFESP]; Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP]; Alejarra, Melissa Maria dos Santos [UNIFESP]; Santos, Nicole Pinheiro [UNIFESP]; Dourado, Kamilla [UNIFESP]; Silva, Pamela [UNIFESP]; Goyano, Lucius [UNIFESP]; Meneses, Maria Luiza [UNIFESP]; Ferreira, Gabriela [UNIFESP]; Monteiro, Paloma [UNIFESP]; Oliveira, Marcelo Lauton de [UNIFESP]; Paula, Patrícia Pinheiro Antunes de [UNIFESP]; Santos, Isabella Mendes dos [UNIFESP]; Borges, Júlia Rodrigues [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      Queridos/as leitores/as, bem-vindos/as ao nosso campo de batalha – e de estudos. Vocês estão prestes a ler um livro perigoso. Ele fala sobre muito do que estamos vivendo no Brasil dos últimos anos, olhando esse nosso ...

    • "Há mister de saber que os subalternos também têm o direito de ser ‘respeitados’" - Processos disciplinares contra professores paulistas (1887-1996) 

      Barros, Gabriel Meneses [UNIFESP] (G3 Comunicação, 2023)
      Os últimos dois decênios do século XIX foram de agitações em todo o território brasileiro, sobretudo em São Paulo. Com o ideário republicano ganhando cada dia mais adeptos, as reformas políticas que aconteceram indicam a ...

    • História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas 

      HOFFMANN, Ana Maria Pimenta; BRANDÃO, Angela.; SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán; SOLAR, Macarena Carroza (Urutau, 2015)
      A coletânea de textos que o leitor pode ver agora deslizar diante dos olhos, intitulada História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas, é o resultado da seleção de trabalhos produzidos a partir de uma provocação dirigida ...

    • História da Arte: Fronteiras 

      BRANDÃO, Angela; GUZMÁN, Fernando; SCHENKE, Josefina (Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2019)
      Estão reunidos, nesta publicação, os textos resultantes dos trabalhos apresentados durante as XII Jornadas de História da Arte, entre os dias 21 e 22 de agosto de 2019, com o tema “Fronteiras”. Parece oportuno pensar hoje ...

    • História da Educação: sujeitos, objetos e práticas 

      Warde, Mirian Jorge; Oliveira, Fernando Rodrigues de (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      Este livro resulta de pesquisas desenvolvidas por docentes e pós-graduandos vinculados à linha História da Educação – sujeitos, objetos e práticas, do Programa de pós-graduação em Educação da ...