Now showing items 1-20 of 26

    • Movimentos em Marcha: ativismo, cultura e tecnologia. 

      Parra, Henrique Zoqui Martins; Assumpção, Anah; Ortellado, Pablo; Rhatto, Silvio (Publisher Brasil/Kernel, 2013)
      Este livro retrata um debate como há muito tempo não se via. Entre os meses de maio e setembro de 2011, um grande debate público - ou melhor, uma série de debates interligados e superpostos - realizado em diferentes meios ...

    • Junho: potência das ruas e das redes. 

      Parra, Henrique Zoqui Martins; Tible, Jean; Schavelzon, Salvador; Albuquerque, Hugo; Moraes, Alana; Gutiérrez, Bernardo (Friedrich Ebert Stiftung (FES), 2014)
      Os efeitos das jornadas que transformaram a política desde baixo estão em curso. A intersecção da realidade específica do Brasil com o ciclo global de lutas produz efeitos que ecoam com muita força há mais de um ano. Só ...

    • História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas 

      HOFFMANN, Ana Maria Pimenta; BRANDÃO, Angela.; SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán; SOLAR, Macarena Carroza (Urutau, 2015)
      A coletânea de textos que o leitor pode ver agora deslizar diante dos olhos, intitulada História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas, é o resultado da seleção de trabalhos produzidos a partir de uma provocação dirigida ...

    • Dossiê: Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadão/ Citizen Science and Citizen Labs (pt/en/es) 

      Parra, Henrique Zoqui Martins; Fressoli, Mariano; Lafuente, Antonio (LIINC EM REVISTA, 2017)
      O dossiê Ciência Cidadã e Laboratórios Cidadãos logrou reunir um conjunto expressivo de artigos, resultando numa instigante caracterização desse campo de práticas. Além da diversidade de origem geográfica (Europa, África, ...

    • Política(s) na História da Arte: redes, contextos e discursos de mudança. 

      BRANDÃO, Angela; TATSCH, Flavia Galli; DRIEN, Marcela (Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2017)
      O leitor encontrará, nas páginas que se seguem, um conjunto de contribuições originais de pesquisadores em História da Arte que se propuseram a refletir, sob diferentes ângulos, a respeito das relações entre História da ...

    • Anais do I Encontro Internacional LEME/UNIFESP Modos de Circulação e Transferências Culturais e Artísticas na Europa do Medievo 

      TATSCH, Flavia Galli; SILVA, Carolina Gual da.; FERNANDES, Fabiano. (LEME, Unifesp., 2018)
      O I Encontro Internacional LEME-UNIFESP. Modos de circulação e transferências culturais e artísticas na Europa do Medievo, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2018, reuniu trabalhos que refletiram como a História ...

    • História da Arte: Fronteiras 

      BRANDÃO, Angela; GUZMÁN, Fernando; SCHENKE, Josefina (Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2019)
      Estão reunidos, nesta publicação, os textos resultantes dos trabalhos apresentados durante as XII Jornadas de História da Arte, entre os dias 21 e 22 de agosto de 2019, com o tema “Fronteiras”. Parece oportuno pensar hoje ...

    • Processos interativos no campo da difusão científica: uma experiência com educação de jovens e adultos privados de liberdade 

      Versolato, Marina Savordelli (Universidade Federal de São Paulo, 2019-10-31)
      Essa pesquisa teve como objetivo investigar, por meio de um estudo de campo, as interações sociais constituídas no âmbito da difusão científica, em espaço da educação não formal - Banca da Ciência (BC) - entre mediadores ...

    • Artistas franceses no Rio de Janeiro (1840-1884). Das Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes aos ateliês privados. Fontes primárias, bibliográficas e visuais (Prefácio: Jacques Leenhardt) 

      Dias, Elaine [UNIFESP] (EFLCH-UNIFESP, 2020)
      As Exposições Gerais da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro acolheram um grande número de franceses desde sua abertura a todos os artistas, em 1840. Meio de divulgação de suas obras e promoção de suas ...

    • Zona de Contágio: laboratório pandêmico, saberes insurgentes 

      MORAES, Alana; PARRA, Henrique Zoqui Martins; PEREIRA, Bru (Tramadora, 2021)
      Zona de Contágio foi uma experiência de pesquisa situada realizada durante a pandemia Covid19. A partir de uma convocatória pública, constitui-se uma rede interdisciplinar, acadêmica e extra-acadêmica, de pesquisadoras e ...

    • Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa 

      Okano, Michiko; Avancini, Atilio; Hashimoto Cordaro, Madalena (EFLCH-UNIFESP, 2021)
      Organizado pelos coordenadores do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), Atílio Avancini, Madalena Hashimoto Cordaro e Michiko Okano, o livro traz discussões sobre aspectos das temporalidades e espacialidades artísticas do ...

    • Por que danço ao sol? Um estudo sobre a dança no islã e na poesia de Jalal Uddin Rumi 

      Yunis, Lena (da autora, 2021)
      Estudo sobre a censura e o debate teologal em relação à dança no islã medieval, contendo traduções inéditas, do persa ao português, de poemas do mestre místico Jalal Uddin Rumi.

    • Arts and Diplomacy 

      Brandão, Angela; Cracolici, Stefano (Programa de Pós-Graduação em História da Arte, Unifesp, 2022)
      Este livro reúne, sob o título Artes e Diplomacia, os trabalhos apresentados e discutidos no âmbito do Projeto de Cooperação Acadêmica entre a Universidade de Durham, Inglaterra, e a Universidade Federal de São Paulo, ...

    • Linguagens e saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento 

      SILVA, Sandro Luís da (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      Este livro proporciona uma leitura cujo objetivo é construir uma visão da prática docente apoiada na e pela teoria-prática, com reflexão sistematizada das ações que possibilitam (res)significar, com os professores e futuros ...

    • Contribuições para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva 

      Freitas, Marcos Cezar de (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      O chão da escola é também um universo de pesquisa singular. Essa singularidade diz respeito à complexa tarefa de concatenar tempos e espaços, saberes e fazeres, regularidades e imprevisibilidades. Na beleza dessa complexidade, ...

    • Raça e etnia na pesquisa em Educação 

      Martins, Edna (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      Este trabalho coroa uma década de pesquisas, ações e práticas educativas desenvolvidas na confluência das categorias raça e etnia. A partir de muitas vozes, os textos que constituem o presente livro discorrem sobre ...

    • As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação 

      Garrutti, Erica Aparecida; Moraes, Jerusa Vilhena de; Pesce, Lucila (Universidade Federal de São Paulo, 2022)
      O presente livro é resultado de pesquisas desenvolvidas por docentes, pós-graduandos e egressos da linha 5 - "Linguagens e saberes em contextos formativos", do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifesp. As experiências ...

    • Linguagens, interação e autismo 

      Cruz, Fernanda Miranda [UNIFESP]; Perissinoto, Jacy [UNIFESP]; Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo; Pontes Editores, 2022)
      Este é o volume 4 da Coleção Educação e Saúde, uma iniciativa de docentes, discentes e pesquisadores, credenciados no Programa de Pós- Graduação em Saúde e Educação na Infância e na Adolescência (PPGESIA), da Universidade ...

    • "Todo mundo tem um probleminha": o que as crianças sem deficiência refletem sobre a inclusão educacional 

      Honora, Márcia [UNIFESP] (Pontes Editores; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, 2022)
      Este livro compõe a Coleção Educação e Saúde, elaborada por professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Gradução Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (PPGESIA) da Universidade Federal de São Paulo ...

    • Cognição social e regulação emocional na infância e na adolescência 

      Mello, Claudia Berlim de [UNIFESP]; Cardoso, Thiago da Silva Gusmão [UNIFESP] (Editora Pontes, 2022)
      O número de estudos na área da saúde avaliando a função cerebral associada a processos sociais cognitivos e afetivos em crianças e adolescentes cresceu exponencialmente. Na área da educação essa temática tem sido discutida ...