• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT)
  • Teses e Dissertações
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Fatores impulsionadores para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais brasileiras

Thumbnail
View/Open
FATORES IMPULSIONADORES PARA IS EM ES_.pdf (2.234Mb)
Date
2021-06-29
Author
Silva, Lucilene A. Carvalho [UNIFESP]
Advisor
João-Roland, Iraci de Souza [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado profissional
Metadata
Show full item record
Alternative Title
DRIVERS FOR THE DEVELOPMENT OF SOCIAL INNOVATION IN BRAZILIAN SOCIAL ENTERPRISES
Abstract
Assim como a inovação dirige um maior desenvolvimento econômico, a inovação social tem sido incentivada por diversas organizações, como a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a Organização das Nações Unidas, universidades, instituições privadas e governos de diversos países por ser um mecanismo de soluções mais eficientes visando atender necessidades sociais e reduzir problemas sociais melhorando a qualidade de vida de pessoas e comunidades. A busca por criação de valor social, além de valor econômico, tem se tornado a motivação de diversas empresas em todo o mundo enxergando o cliente como beneficiário da inovação. As empresas sociais têm um papel importante, pois, ao atuarem endereçando um problema social e possuindo um modelo de negócio que busca retornos financeiros, elas se mantêm sustentáveis, gerando maior impacto social e alcançando mais pessoas e regiões. A inovação social tem um papel importante que garante a sobrevivência das empresas sociais, entretanto, o processo de desenvolvimento de inovação social possui maiores complexidades do que as inovações de mercado, uma vez que é desenvolvido em ambientes com maiores restrição de recursos e em contextos sociais antagônicos e dinâmicos. Este trabalho, através do método survey com 53 empresas sociais, identifica através da análise de regressão multivariada que as práticas de gestão de gerenciamento de risco e gestão de stakeholders impactam o processo de desempenho de inovação social em empresas sociais brasileiras, destaca também outros fatores que colaboram para esse processo como o envolvimento da comunidade, a cultura organizacional, as características do empreendedor social e a realização de parcerias, e apresenta um modelo de inovação social em empresas sociais.
Keywords
Inovação social
Processo de inovação social
Empresas sociais
Empreendedorismo social
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61472
Collections
  • Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica [66]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV