dc.contributor.advisor | Dias, Marina Oliveira de Souza [UNIFESP] | |
dc.contributor.author | Yamabuchi, Thiago Assato [UNIFESP] | |
dc.coverage.spatial | São José dos Campos, SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T11:48:19Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T11:48:19Z | |
dc.date.issued | 2021-06-11 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61250 | |
dc.description.abstract | Projetos de acessibilidade são cada dia mais comuns dentro dos grandes centros urbanos, especialmente nas chamadas Cidades Inteligentes. Hoje é possível fazer com que pessoas com deficiência física possam ser completamente autônomas em um ambiente caso ele seja corretamente desenhado para isso. Nesse sentido os designers precisam se assegurar que seus projetos estejam de acordo com as reais necessidades, limitações e peculiaridades das pessoas com deficiência física, e é nesse ponto que abordagens como o design centrado no ser humano têm sido utilizadas para uma aproximação empática dos usuários a fim de entender com profundidade a sua relação real com um produto ou serviço. Entretanto, a despeito da quantidade de trabalhos voltados para aplicação desse método nas soluções arquitetônicas das cidades, são poucos os voltados para o desenvolvimento empático das necessidades das pessoas com deficiência física em meios de transporte. Desse modo, esta pesquisa traz entrevistas qualitativas com profissionais da indústria expondo a maneira como são feitos os projetos em transportes hoje, além de uma revisão de aplicações semelhantes na literatura. Como objetivo final, este trabalho propõe a construção de um framework de um Mapa de Empatia para a criação de meios de transporte para pessoas com deficiência física utilizando uma abordagem centrada no ser humano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | pt_BR |
dc.format.extent | 129 f. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de São Paulo | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência física | pt_BR |
dc.subject | Empatia | pt_BR |
dc.subject | Design centrado no ser humano | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Framework | pt_BR |
dc.title | Transporte Inclusivo: o design e a inovação centrada no ser humano como fatores determinantes da acessibilidade no transporte dentro das cidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive Transport: design and human-centered innovation as determinants for transport accessibility in the cities | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
unifesp.campus | Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) | pt_BR |
unifesp.graduateProgram | Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica | pt_BR |
unifesp.knowledgeArea | Produtos e Processos Tecnológicos | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6999683061563300 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1040073160928250 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Lourenção, Paulo | |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3144746571346805 | pt_BR |