PPG - Ensino de Ciências e Matemática
Recent Submissions
-
“Investigando a Fisiologia Humana” como uma estratégia de ensino e experimentação mediada por smartphone: rubrica avaliativa e repertório de resultados
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-10)As tecnologias educacionais evoluíram para proporcionar situações de aprendizagem coerentes com o mundo contemporâneo. No entanto, ainda existem diversos desafios para otimizar o ensino sobre o corpo humano, sobretudo a ...
-
Concepções de saúde no livro didático de ciências do ensino fundamental anos finais do município de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-24)A compreensão a respeito do conceito de saúde e as razões que atuam e definem o quadro de saúde do indivíduo e de uma população em geral são distintas até mesmo entre os profissionais de saúde. Essa compreensão interfere ...
-
Estratégia de formação continuada para acessar domínios de conhecimento pedagógico no pck dos professores sobre modelos atômicos
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-24)A escola é um espaço formativo de professores, considerando que a própria atuação docente estrutura conhecimentos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem. Tais conhecimentos são estruturados e desenvolvidos a ...
-
Uso de tecnologias na educação: desafios e soluções em aulas remotas e semi-presenciais de Matemática no ensino médio
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-23)A relevância e justificativa do presente tema se dá por conta do cenário global, provocado pela pandemia do COVID-19, onde a Educação e as Tecnologias tiveram que se unir. A pandemia acelerou a possibilidade do ensino ...
-
A disciplina escolar ciências: o caso da escola raul saddi (1974-2012)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13)Por um longo período o âmbito da História da Educação foi formado por documentações escritas. A cultura material escolar participa do processo de ensino-aprendizagem porém, são escassas as pesquisas que analisam as práticas ...
-
The pre-service science and mathematics teachers’ knowledge content about the human body and their preparedness to follow the Brazilian common core national standards (BNCC)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12)The Common Core National Standards (BNCC) for elementary education (EF) has been implemented in Brazilian schools` curricula since 2019 and scientific studies analyzing the impact of BNCC on abilities and competences in ...
-
Generalização de padrões no ensino de álgebra: percepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental frente a uma situação didática.
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06)A presente pesquisa buscou contribuir para ampliar os estudo sobre o Ensino de Álgebra nos anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), dada sua importância nos documentos curriculares mais recentes da Base Nacional ...
-
Representação social de obesidade de professores em formação inicial, professores em serviço e pesquisadores: estudo comparativo e correlacional
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12)O século XX trouxe diversas mudanças como são observadas nos padrões de dieta ricas em alimentos processados e queda de atividade física, impactando os hábitos de vida da sociedade contemporânea. Essa ...
-
O impacto dos níveis de consequência das metodologias de ensino no engajamento, adiamento da gratificação e respostas afetivas de estudantes durante o ensino remoto emergencial
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06)A pandemia da COVID-19 impôs transições e adaptações imediatas na rotina dos protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. Considerando que os estudos no Ensino Remoto Emergencial (ERE) são recentes, ainda não foram ...
-
Contribuições de um curso de formação continuada sobre vacinas para professores da educação básica visando o combate a fake news
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-18)O tema vacinas costuma ser abordado superficialmente na educação básica. Nesse contexto, informações falsas (conhecidas como Fake News) podem persuadir estudantes a formarem opiniões incorretas sobre vacinação. O presente ...
-
Revisitando Gil-Pérez e colaboradores (2001): uma análise sobre a visão consensual da natureza da ciência
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-25)Ao final do último século, a Natureza da Ciência recebeu um papel de destaque dentro da área de Ensino de Ciências. Sua inserção no ensino é frequentemente justificada por sua relação com a alfabetização científica. É ...
-
A natureza da ciência na educação científica: reflexões sobre as concepções dos professores de ciências.
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-21)Muitos trabalhos anteriores, realizados por pesquisadores em educação, alertaram sobre professores e estudantes nutrirem visões ingênuas sobre o processo científico. Entendemos que a Natureza da Ciência (NdC) poderia ...
-
Per aspera ad astra: uma viagem pelas esferas celestes de Johannes de Sacrobosco e Dante Alighieri Ciência e arte no medievo para discutir conceitos astronômicos de forma historicamente contextualizada na formação inicial de professores.
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22)A história das ciências pode ser entendida como uma abordagem de ensino que acarreta diversos benefícios formativos. Explorar o contexto em que as ideias científicas foram desenvolvidas, por meio da história, permite ...
-
Traços da produção de significado de futuros professores na discussão das questões de gênero e a licenciatura em matemática
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-30)Esta dissertação é uma pesquisa de mestrado que possui por objetivos buscar traços da produção de significado de alunos de um curso de licenciatura em matemática em relação às questões de gênero e apresentar uma leitura ...
-
Robótica pedagógica: Arduino e eletrônica nos anos iniciais do ensino fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-22)Nesta pesquisa, realizada em período de pandemia por Covid 19, investigamos a proposta de ensino de robótica, por meio da realização de atividades didáticas para os anos iniciais do fundamental, considerando alguns aspectos ...
-
Ensino de ciências de base experimental na pandemia: uma pesquisa bibliográfica exploratória
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-28)A presente dissertação é uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo investigar, por meio de pesquisa documental e bibliográfica, as potencialidades e implicações das medidas de isolamento social da pandemia COVID-19 com ...
-
Um olhar atento à Educação Matemática com pessoas surdas: uma metanálise de pesquisas do Estado de São Paulo
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-05-06)O objetivo deste trabalho é investigar o que tem sido discutido nas pesquisas do Estado de São Paulo na área de Educação Matemática relacionado a alunos surdos. Para constituirmos o material da análise, foi feito um ...
-
Experimentos ambientais e o novo Ensino Médio: a transposição didática envolvendo processos de tratamento de água
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-09-20)A educação ambiental surge em concomitância com a ampliação da preocupação com os problemas socioambientais de origem antrópica, durante a década de 1960 e 1970. Hoje, estes problemas socioambientais se tornaram tão ...
-
O lugar da química na cozinha no Ensino de Química
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-04)O ensino de química é geralmente considerado algo complexo, seja pelas dificuldades de abstração de conteúdos, pouca motivação por parte dos alunos e falta de estrutura para realização de atividades experimentais. Pensando ...
-
O processo de escolha de imagens de livros didáticos de ciências do ensino fundamental II por editoras brasileiras
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21)As imagens fazem parte do cotidiano das pessoas, estando amplamente disseminadas nos mais diversos meios de comunicação disponíveis atualmente, como os livros, a internet e os canais de televisão, e são especialmente ...