Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Recent Submissions
-
Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-25)Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa ...
-
Ensino de História entre rimas e ressignificações: História da República Brasileira através do RAP.
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-28)A pesquisa analisa a República Brasileira a partir das letras de RAP. O objetivo é o de investigar a visão dos debaixos constituída sobre a República Brasileira tendo como fonte histórica as letras de RAP, bem como, a que ...
-
A escola e os trilhos: contribuições entre patrimônio ferroviário e ensino de história
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-27)Como trabalhar com o patrimônio ferroviário no ensino de história é a questão que se soma nesta dissertação a uma experiência concreta enquanto docente da Escola Estadual João Kopke, localizada ao lado do conjunto ferroviário ...
-
HESTÓRIA: ESTÓRIA CONTANDO HISTÓRIA – A terceira margem do rio como uma releitura, por Guimarães Rosa, da teoria de história de Walter Benjamin
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-17)Este trabalho se propõe a investigar a possibilidade do conto “A terceira margem do rio”, de Guimarães Rosa (1908-1967), ser uma releitura poética do ensaio “Sobre o conceito de história”, de Walter Benjamin (1892-1940). ...
-
Produção de presença no ensino de história cultura indígena: representações no livro didático.
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-27)Esta pesquisa foi pautada no conceito de “produção de presença” de Gumbrecht (2010), que propõe transcender a predominância da hermenêutica nas relações de ensino e aprendizagem nas ciências humanas, neste caso utilizaremos ...
-
Apropriações digitais da história: Entre a escola e o espaço público.
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-07)Essa dissertação é resultado de pesquisa sobre o interesse dos alunos da EMEF Marcílio Dias, escola da rede municipal de ensino de São Paulo, pelos vídeos sobre temas de História do Canal Nostalgia no Youtube. Seu ...
-
A ESCOLA PÚBLICA COMO PALCO DE UMA GUERRA NÃO DECLARADA: O DISCURSO ANTICORDIAL DO RAP E DA LITERATURA PERIFÉRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-18)Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem teórica e cunho pedagógico que pretende (re)pensar a Pedagogia, o ensino e a aprendizagem a partir da disciplina de história e seu processo de formação de alunos ...
-
Leituras possíveis, aulas indisciplinadas: desobediência epistêmica na interpretação de narrativas no ensino de História
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-30)A presente pesquisa bibliográfica propõe uma reflexão acerca das possibilidades de leitura que integram as aulas de História. Realiza uma investigação das contribuições que os estudos narrativistas oferecem para o Ensino ...
-
Professor... e Adão e Eva? Os Desafios do Professor de História em seu compromisso ético e científico no século XXI (um estudo do Brasil Paralelo)
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-29)Este trabalho começa realizando uma análise das contestações às instituições escolares, principalmente em relação aos professores de história do ensino básico no Brasil, demonstrando os perigos envoltos com a pedagogização ...
-
Literatura de cordel e ensino de história: diálogos e possibilidades no Ensino Fundamental
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-04)Esta pesquisa tem por objetivo investigar os possíveis usos da literatura de cordel no ensino de História, nos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem concentrou-se sobre a produção de folhetos de cordel no Nordeste ...
-
Ensino de história, cinema e ditadura civil militar do Brasil: os filmes Batismo de Sangue e O ano em que meus pais saíram de férias entre história e memória
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-25)O presente trabalho teve como objetivo analisar as relações entre História e Cinema, buscando compreender as disputas de memória que estão inseridas no campo cinematográfico, tendo como recorte temático a Ditadura Civil ...
-
Ocupar e refletir - Escolas de luta e a História em disputa: Ensino de História e a luta secundarista em São Paulo (2015)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-09-04)Este trabalho analisa os movimentos de ocupação de escolas públicas na cidade de São Paulo em 2015 e suas relações e implicações com o ensino de História. Os objetivos centrais são: a) analisar algumas práticas vividas ...
-
Da cela à sala : o Carandiru no parque da juventude: ensino de historia e memórias sensíveis
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-06-29)A demolição da Casa de Detenção do Carandiru, em 2002, é um exemplo importante da invisibilização que a cidade estabelece para lugares incômodos e difíceis - significativamente observada na relativa rapidez com que foi ...
-
A congada de ilhabela na construção de uma educação para a diversidade étnico-racial.
(Universidade Federal de São Paulo, 2-07-21)Esta dissertação busca compreender as origens e construções da Congada de São Benedito em Ilhabela, a relação que se estabelece entre a “festa” e os docentes de História do município e como ela pode apoiar a luta contra ...
-
A história entre zeros e uns: ensino de história e nativos digitais (2000-2018)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-08-21)Diferentes das gerações que os precederam, os nativos digitais nasceram e cresceram em um ambiente dual governado por duas esferas, uma real e uma digital. Portadores de um acesso instantâneo e quase irrestrito à informação, ...
-
A construção de uma hegemonia da memória japonesa: identidade e o ensino de história em Suzano (1921 - 2019)
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-27)A hegemonia da memória japonesa em Suzano é percebida nos monumentos, nas festas da cidade e em ações da prefeitura que constantemente atualizam essa memória. Esta dissertação almeja analisar como essa hegemonia é construída ...
-
Edificações protegidas em São José dos Campos: uma proposta de educação patrimonial
(Universidade Federal de São Paulo, 07-05-2021)A cidade paulista de São José dos Campos conta, atualmente, com 31 bens materiais preservados por legislação específica, sendo 16 localizados no centro histórico. Por uma seleção que objetivou incorporar variadas ...
-
Educação Patrimonial e Ensino de História: uma discussão em torno da patrimonialização federal da Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia e as narrativas expositivas do Museu Municipal João Batista Conti
(Universidade Federal de São Paulo, 2021-01-28)A presente dissertação de mestrado tem como foco de trabalho analisar o bem cultural Casa de Câmara e Cadeia de Atibaia (SP) e os conteúdos e valores históricos mobilizados em seu processo de patrimonialização federal, ...
-
A história da África e dos afrodescendentes vai à escola: a Lei 10.639/2003 e os saberes docentes
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-19)From the interview of three teachers and two teachers of History of the Municipal Education Network of the City of São Paulo, this work seeks to understand how the teaching of African History and the African descendants ...
-
Ensino de História em cursinhos populares: um estudo sobre o currículo da rede Emancipa SP Guarulhos 2019
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-13)This study investigated the curriculum design practices in History at the so-called cursinhos populares (preparatory courses targeted at low income students who want to take the Brazilian university entrance exam) at Rede ...