Desenvolvimento de um sistema educacional para auxílio no ensino sobre plágio

View/ Open
Date
2021-04-15Author
Costa, Danielle dos Santos Veloso da [UNIFESP]
Advisor
Oliveira, Tiago de [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Development of an educational system to aid in teaching about plagiarismAbstract
A disponibilidade e a conveniência dos recursos online tem facilitado a ocorrência de plágio no ensino. Embora existam recomendações, tanto por organizações nacionais quanto internacionais, para que se elaborem instruções de conscientização do comportamento ético e da honestidade na conduta acadêmica e, ainda, existam sistemas computacionais de detecção de similaridade, são poucos os produtos e serviços, no meio educacional, voltados ao ensino e conscientização deste tema. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um sistema interativo, que visa tanto o ensino quanto a avaliação dos estudantes sobre os conceitos de plágio acadêmico, além de orientação do que devem fazer para evitá-lo. Visando o cumprimento desse objetivo, foram realizadas duas revisões sistemáticas da literatura e o levantamento de requisitos por meio de entrevistas com um grupo de docentes universitários para o desenvolvimento do sistema interativo. Um protótipo foi
construído a partir dos requisitos levantados nas entrevistas com os docentes, o qual foi desenvolvido para web, podendo ser acessado por qualquer navegador. O sistema integra objetos de aprendizagem projetados com o intuito de abranger diferentes estilos de aprendizagem, ajudar os estudantes a desenvolverem o conhecimento sobre como evitar o plágio e aprimorar sua a habilidade de escrita. Após a implementação do sistema, partiu-se para os testes e a validação do sistema com 55 discentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), utilizando, como base, o modelo de aceitação de tecnologia (TAM) e o modelo Kano. Na validação, em questão aberta, os discentes também sugeriram melhorias para o sistema. Ainda na fase de testes, foi possível identificar e analisar o desempenho dos discentes no questionário sobre plágio. Os resultados da validação indicam que o sistema foi bem aceito pelos discentes. Dessa forma, espera-se que o sistema seja um aliado no combate ao plágio acadêmico, contribuindo para que o ensino sobre plágio seja melhor abordado junto aos discentes, bem como a conscientização de que o plágio trata-se de um problema de ética profissional/acadêmica. The availability and convenience of online resources have facilitated the occurrence of plagiarism in education. Although there are recommendations, both by national and international organizations, for preparing instructions to raise awareness of ethical behavior and honesty in academic conduct, and even similarity detection systems exist, few products and services in the educational environment aim to teach and raise awareness. In this context,
this research aims to develop an interactive system that aims to teach and evaluate students on the concepts of academic plagiarism and guide what they should do to avoid it. Firstly, two systematic reviews of the literature and the survey of requirements was carried out through interviews with university professors to develop the interactive system. From the requirements raised in the interviews with teachers, a prototype was developed for the web, and any browser can access it. The system integrates learning objects designed to cover
different learning styles, help students develop knowledge on avoiding plagiarism, and improve their writing skills. After the implementation, the system was tested and validated with 55 students from the Institute of Science and Technology of the Federal University of São Paulo (UNIFESP), using as a basis the technology acceptance model (TAM) and the Kano model. In the validation, in an open question, the students also suggested improvements to the system. Still, in the testing phase, it was possible to identify and analyze students performance in the questionnaire on plagiarism. The results of the validation indicate that the students well accepted the system. Thus, it is expected that the system will be an ally in the fight against academic plagiarism, contributing to the teaching of plagiarism to be better addressed with students and the awareness that plagiarism is a problem of professional/academic ethics.