Histórias em Quadrinhos para Educação em Saúde - Desenvolvimento e avaliação aplicados aos distúrbios do sono
Date
2012-07-25Author
Camargo, Eleida Pereira de [UNIFESP]
Advisor
Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
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Comics for health education - Development and assessment, applied to the sleep disordersAbstract
Objetivos Desenvolver e avaliar histórias em quadrinhos (HQ) sobre distúrbios do sono, aplicadas à educação em saúde pediátrica (crianças de 6 a 10 anos). Métodos Foram adotadas as etapas metodológicas preconizadas pelo marketing social e o design da informação: Levantamento do perfil sociodemográfico e epidemiológico da população atendida no ambulatório da Neuro-Sono (artigo 1); Dimensionamento do conhecimento desta população sobre os distúrbios de sono (artigo 2); Definição de estratégias comunicacionais e concepção de protagonistas (artigo 3); Desenvolvimento de HQs (artigo 4); Estudo piloto do modelo de ensaio clínico idealizado para a avaliação das HQs elaboradas(artigo 5); Avaliação da HQ “Ronco Dorme em Casa”, por meio de ensaio clínico randomizado (artigo 6) Resultados O perfil sociodemográfico da amostra foi predominantemente masculino (59,6%); entre
a população pediátrica (44,23%), 65,59% eram meninos; o nível de escolaridade correspondeu
ao ensino fundamental e a renda familiar foi de até três salários mínimos. Os diagnósticos prevalentes foram: ronco (57,2%), síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS; 44,2%) e insônia (19,7%) (artigo1); As concordâncias aferidas entre queixa e hipótese diagnóstica foram: acentuadas para o bruxismo; moderadas para ronco, insônia, pesadelo, sonilóquio e síndrome das pernas inquietas (SPI); e regulares para a movimentação excessiva durante o sono (MEDS) e a AOS.Os resultados sugeriram insatisfatório nível de informação da população sobre doenças
importantes, como SAOS (artigo 2). Definidas as estratégias comunicacionais, foram concebidos 4 protagonistas: 1) Soninha, com sono normal; 2) Baba, apneica; 3) Ronco, roncador e 4) Formiga, portador da SPI. Para cada personagem foram elaboradas duas concepções visuais (V1 e V2) submetidas à votação. Os selecionados foram: Soninha e Formiga V1 (70,7%; 76%); Baba e Ronco V2 (65,3%; 51,3%). Não havendo prevalências, desenvolveu-se a “Turma do Sono” personagens que comtemplam características das duas versões (artigo 3); Foram elaboradas três HQs, protagonizadas pela “Turma do Sono”: “Ronco Dorme em Casa”, “Aula de hoje: Formiga”, “Baba, não, Alexandrinha!” que versam sobre sono normal,
ronco, higiene do sono, SAOS e SPI, temas que se revelaram prevalentes e/ou pouco conhecidos da população pesquisada (artigo 4); No estudo piloto, as crianças compreenderam a HQ e o questionário-teste com facilidade, contudo foi sugerida a supressão de uma das alternativas do teste e a adoção de letras maiúsculas, na HQ. Estes resultados indicaram a viabilidade de aplicação do modelo de ensaio clínico delineado (artigo 5). Na avaliação final constatou-se que houve diferença significante entre as respostas corretas, antes e depois da leitura da HQ. (Questão 1 p<0,000001; Questão 2 p<0,000001 e Questão 3 p<0,000001). Os resultados apontaram a eficácia da HQ “Ronco Dorme em Casa” frente a seus propósitos (artigo 6). Conclusão Os procedimentos adotados possibilitaram que os objetivos desta pesquisa fossem alcançados. Foram desenvolvidastrês HQs: “Aula de hoje: Formiga”, “Baba, não, Alexandrinha!”
e “Ronco Dorme em Casa”, tendo sido esta última testada e positivamente avaliada, sugerindo a
efetividade de sua utilização em ações de educação em saúde, dirigidas à crianças de 6 a 10 anos. Objectives To develop and to evaluate Comic Strips (CS) informing about sleep disorders, to be used in pediatric health education (6 to 10 years old). Methods The methodological steps advocated by social marketing and information design were used: Sociodemographic and epidemiological profiling of outpatients of the Neuro-Sleep
Ambulatory (article 1); Evaluation of this population about knowledge regarding sleep disorders (article 2); Definition of the communication strategies and elaboration of the main characters (article 3); Development of the CS (article 4); Pilot study of the clinical test designed for the valuation of the CS (article 5); Evaluation of the Comic “Ronco Dorme em Casa” via randomized clinical trial (article 6).
Results The sociodemographic profile of the population was predominately male (59.6%); among all the children tested (44.23%), 65.59% were boys. The level of education corresponded to primary education and the household income was up to three wages. The prevalent diagnoses were: snoring (57.2%), obstructive sleep apnea syndrome (OSA; 44.2%) and insomnia (19.7%) (article 1);
The similarities measured between complaints and medical diagnoses were: strong for bruxism; moderate for snoring, insomnia, nightmares, somniloquy and restless legs syndrome (RLS); and regular for excessive movement during sleep and for the OSA. The results suggested
unsatisfactory level of knowledge among the population regarding serious sleep disorders, such as OSA (article 2);
After defining the communication strategies, 4 main characters were conceived: 1) ‘Soninha’, normal sleep; 2) ‘Baba’, apneic; 3) ‘Ronco’, snorer 4) ‘Formiga’, presenting RLS. For each one of these characters two distinct visual concepts were elaborated (V1 and V2) and submitted to voting. The chosen ones were: ‘Soninha’ and ‘Formiga’ V1 (70.7%; 76%), ‘Baba’ and ‘Ronco’ V2 (65.3%; 51.3%). Since no expressive prevalence was verified, the ‘Turma do Sono’ was conceived with hybrid features of both versions (article 3). Three CS were developed starring the ‘Turma do Sono’ - ‘Ronco Dorme em Casa’; ‘Aula de Hoje: Formiga’; ‘Baba não, Alexandrinha!’ – with normal sleep, snoring, sleep hygiene, OSA and RLS, representing issues that were revealed prevalent, or little known among the population (article 4); The involved children demonstrated ease of understanding of the CS and the questionnaire-test, however the elimination of one alternative from the test and the use of capital letters in CS were suggested. These results indicated the feasibility of the clinical trial
model outlined (article 5). A significant improvement in the number of correct answers obtained before and after the reading of the CS (question 1 p<0.000001; question 2 p<0.000001; question 3 p<0.000001). This result is an evidence of the effectiveness of the CS “Ronco Dorme em Casa” considering the purposes established for this research (article 6). Conclusion The procedures adopted for the development of this research were relevant for
the achievement of its aims. Three CS were created: “Aula de hoje: Formiga”, “Baba não, Alexandrinha!” and “Ronco Dorme em Casa”, and the latter was evaluated and positively rated, indicating the effectiveness of the use of Comics in health education when involving children between 6 to 10 years old.
Citation
CAMARGO, Eleida Pereira de. Histórias em Quadrinhos para Educação em Saúde - Desenvolvimento e avaliação aplicados aos distúrbios do sono. São Paulo, 2012. 254 f. Tese (Doutorado em Medicina Translacional) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2012.Keywords
HumanosCriança
Educação em Saúde
Desenhos Animados como Assunto
Transtornos do Sono
Ensino de Recuperação
Neurologia
Humanos
Criança
Sponsorship
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