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Title: Produção de presença no ensino de história cultura indígena: representações no livro didático.
Other Titles: Production of presence in the teaching of indigenous history and culture: representations in textbooks
Authors: Almeida Neto, Antonio Simplicio de
Serra, Elizabeth Fernanda Machado Unifesp
http://lattes.cnpq.br/1341598949952920
http://lattes.cnpq.br/4291908233389825
Keywords: ProfHistória
Ensino de História
Produção de Presença
Livro Didático
Lei 11. 645/2008
Issue Date: 27-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal de São Paulo
Citation: Serra, Elizabeth Fernanda Machado Produção de Presença no Ensino de História e Cultura Indígena: representações no livro didático / Elizabeth Fernanda Machado Serra. – 2020. – 223 f.
Abstract: Esta pesquisa foi pautada no conceito de “produção de presença” de Gumbrecht (2010), que propõe transcender a predominância da hermenêutica nas relações de ensino e aprendizagem nas ciências humanas, neste caso utilizaremos sua proposição, mais especificamente, no que concerne à compreensão do ensino de história e cultura indígena. O trabalho parte da observação da aplicabilidade da Lei 11.645/08, e de como a temática indígena vem sendo abordada em sala de aula através dos livros didáticos mais consumidos nos últimos PNLDs, considerando as implicações decorrentes desta forma de lidar com os saberes escolares, em sua relação com os povos indígenas. A partir de reflexões sobre a trajetória da História como disciplina escolar, passando pelos aspectos que favoreceram a promulgação da Lei 11.645/08, com apreciação das tensões sociais que envolvem os currículos e debatendo os aspectos mercadológicos que envolvem a produção de livros didáticos no Brasil, este trabalho apresenta as implicações da tradição hermenêutica como fator de legitimação de uma cultura de estranhamento étnico, onde as representações dos diferentes grupos nos livros didáticos protagonizaram o distanciamento sensível entre indígenas e não indígenas. Pretendemos repensar as formas de trato com a cultura indígena sob um enfoque de produção de presença, que privilegie a experiência estética em prol da equidade social por meio da compreensão das cosmogonias indígenas.
URI: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62382
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)

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Produção de Presença no Ensino de História e Cultura Indígena - representações no livro didático.pdf
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