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Title: Mapeamento da produção científica dos docentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – Campus Osasco) e considerações sobre o seu impacto no processo ensino-aprendizagem
Authors: Hollnagel, Heloisa Candia [UNIFESP]
Yeh, André Lima [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4183405356393750
Keywords: Qualificação da Produção Acadêmica
Pesquisa Universitária
graduação em Ciências Contábeis
Issue Date: 16-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de São Paulo
Abstract: O docente universitário se dedica a atividades de ensino, pesquisa e extensão, pilares estes que se posicionam de maneira complementar e interdisciplinar. O pilar pesquisa é responsável pela expansão do conhecimento científico o que, somado ao cenário de desenvolvimento constante das ciências contábeis como ciências sociais aplicadas, reforça o nível de atenção que deve ser dado a essa atividade. Uma evidenciação da qualidade das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade é a capacidade de veiculação da produção científica de docentes em artigos em periódicos estratificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Por serem revisados por pares de maneira “cega”, traz credibilidade e visibilidade dos resultados, aumentando o raio de alcance e proliferação do conhecimento. O objetivo deste estudo é refletir sobre o patrimônio intelectual do Departamento de Ciências Contábeis da UNIFESP (Campus Osasco) por meio da qualificação de sua produção do último Quadriênio (2013-2016). Por meio de pesquisa telematizada, com coleta das informações da Plataforma Lattes, foi avaliada a produção dos docentes em periódicos. Os resultados mostram que (i) não há linearidade em relação aos artigos produzidos e publicados em termos de distribuição temporal; (ii) há influência da titulação do docente em seus índices de produção; (iii) a produção docente do departamento possui um nível considerável de internacionalização com alcance em 5 diferentes países, além do Brasil; (iv) os periódicos em que a produção é veiculada são distintos, aumentando o alcance; (v) maior parte da produção está estratificada em níveis altos de qualidade e reconhecimento, estando 4 artigos veiculados em periódicos de excelência internacional; e (vi) as redes colaborativas são distintas e há espaço para ampliação. O fato de o Departamento de Ciências Contábeis da UNIFESP (Campus Osasco) ainda não ter um programa de Pós-Graduação pode reduzir o estímulo a publicações em estratos superiores, e a carga de trabalho docente está muito mais voltada ao ensino e à extensão, que não é avaliada de maneira tangível como uma publicação. Além disso, em função das limitações da metodologia empregada, estudos utilizando ferramentas de cientometria poderão ter resultados mais acurados considerando o impacto destas produções.
The university faculty is dedicated to teaching, research, and extension activities, which are complementary and interdisciplinary. The research pillar is responsible for the expansion of scientific knowledge, which added to the constant development of accounting sciences as applied social sciences, reinforcing the level of attention that should be given to this activity. An evidence of the quality of the research developed at the University is the ability to convey the scientific production of teachers in articles in journals stratified by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES. As they are peer-reviewed in a "blind" manner, it brings credibility and visibility to the results, increasing the reach and proliferation of knowledge. The objective of this study is to reflect on the intellectual heritage of the Department of Accounting Sciences through the qualification of its production in the last Quadrennium (2013-2016). Through telematics research, with the collection of information from the Lattes Platform, the teaching production in journals was evaluated. The results show that (i) There is no linearity in relation to the articles produced and published in terms of temporal distribution; (ii) There is an influence of the professor's degree in his production rates; (iii) The department's teaching production has a considerable level of internationalization with reach in 5 different countries excluding Brazil; (iv) The journals in which the production is published are diverse, increasing the reach; (v) Most of the production is stratified at high levels of quality and recognition, with four articles published in journals of international excellence; and (vi) the collaborative networks are different and there is room for expansion. The fact that the Department of Accounting Sciences does not yet have a Postgraduate program can reduce the incentive for publications in higher strata. The teaching workload is much more focused on teaching and extension, which is not evaluated tangibly as a publication. Besides, due to the limitations of the methodology employed, studies using scientometrics tools may have more accurate results considering the impact of these productions. Keywords: University Faculty Research, Qualification of Academic Production, Undergraduate in Accounting Sciences.
URI: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60990
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

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