Oficina de “Auto-Exame de Mamas”: uma estratégia para o autoconhecimento de adolescentes

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Data
2009-07-29
Autores
Grego, Maria da Conceição [UNIFESP]
Orientadores
Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Título de Volume
Resumo
activity which is part of a program of workshops on Sexual Orientation, developed in public elementary and high schools in the area of Santo Eduardo, together with the “Schools: Promoters of Health” Project, linked to the Assistance Faculty Interaction Program of Embu (AFIP/EMBU), supported by The Federal University of São Paulo, at the Touristic Resort Area of the Embu County. The workshop of BSE for Adolescents has the goal to promote to self-awareness in participants, using the BSE techniques as a pedagogical instrument that, using recreational activities, it favors the perception of parameters of normal mammary development so that they can get to know it and can recognize an abnormality, seeking her self– care by means of knowing habits and behavior related to risk factors of breast cancer, and preventive approaches to health aggravation. This is a quantitative survey whose objectives were to verify the repercussion of the knowledge transmitted by the workshops of BSE for Adolescents in their daily-living as well as to identify in this population if there were a spread of information during social relations. Female adolescents aged 10–24 were included in this study and took part in the workshops. The instrument for the collection of data had structured and semi-structured questions, answered by 474 of the 571 girls who were enrolled in 2006 and 2007. The data collected were analyzed using absolute and relative figures using charts and an open-question table, and the statistics software SPSS 13.0 and Excel 2000. The average age (Q1) found was 14 years of age, and schooling (Q2) averaged 82.3% of participants in 6th, 7th, 8th, 9th, and 10th grades. The prevalence of positive answer frequency over 50% of previously established estimates was found in the following questions (Q3, 4,5,6,7,8,910,11,14,15) of the questionnaire, and below 50% are the positive results on the “multiplying action” (Q12), “why didn’t you teach another person?” (Q12.1), and “who did you teach?” (Q13). The open question (Q16) resulted in 571 significant units grouped together in 5 categories described in the table where the adolescents reported there the personal reflection on the type of knowledge acquired after the participation in the activity, resulting in a new “look” to their body, their reflection over their daily-living, the arousal of and the willingness to changes to healthy habits and their relationship with breast cancer as an information support to self-awareness and self-care. This pedagogical activity of Education on Health helped the adolescents find and create the concept of oneself, bringing a specific sense to their inner self.
A Oficina de Autoexame de Mamas para Adolescentes é uma atividade sistematizada que está inserida no programa de Oficinas em Orientação Sexual, desenvolvido nas escolas públicas de ensino fundamental e médio da área de Santo Eduardo, no Projeto “Escola Promotora da Saúde”, vinculado ao Programa de Integração Docente-Assistencial do Embu (PIDA/EMBU), mantido pela Universidade Federal de São Paulo, no município da Estância Turística de Embu. A Oficina de AEM para Adolescentes tem como meta promover o autoconhecimento às participantes, utilizando a Técnica de Autoexame de Mamas, como instrumento pedagógico, que de forma lúdica favoreça a percepção dos parâmetros do desenvolvimento mamário normal, para que se identifiquem, conheçam e consigam reconhecer uma anormalidade, buscando seu autocuidado por meio do conhecimento de hábitos e comportamentos relacionados aos fatores de risco do Câncer de Mama e condutas preventivas aos agravos de saúde.Trata-se de um estudo quantitativo do tipo Survey, cujos objetivos foram verificar a repercussão do conhecimento transmitido pelas Oficinas de Autoexame de Mamas no cotidiano das participantes, bem como identificar nesta população se houve multiplicação de informações em suas relações sociais. A população do estudo constituíu-se por adolescentes com idade entre 10 a 24 anos de idade, do sexo feminino e que participaram das Oficinas. O instrumento para coleta de dados foi composto por questões estruturadas e semiestruturadas, respondido por 474 meninas das 571 participantes em 2006 e 2007. Os dados coletados foram analisados em números absolutos e relativos apresentados sob forma de tabelas e um quadro da questão aberta, utilizados os programa estatístico SPSS 13.0 e Excel 2000. A idade média (Q1) encontrada foi de 14 anos e a escolaridade (Q2) identificou 82,3% de participantes nas 6ª,7ª,8ªseries e 17,8% no 1º e 2º colegiais. A prevalência de frequência positiva das respostas foi acima de 50% da estimativa, previamente estabelecida, nas demais questões (Q3,4,5,6,7,8,9,10,11,14,15) do questionário e abaixo dos 50% estão os resultados positivos sobre a “ação multiplicadora” (Q12), “porque não ensinou” (Q12.1), e “para quem ensinou” (Q13). A questão aberta (Q16) resultou em 571 unidades significativas agrupadas em cinco Categorias descritas no quadro, onde as adolescentes registraram neste espaço a reflexão pessoal sobre o tipo de conhecimento adquirido após a participação na atividade resultando em um novo olhar para seu corpo, reflexo em seu cotidiano, com o despertar e a disposição para realizar mudanças em hábitos saudáveis, como também sua relação com o Câncer de Mama, como suporte de informação para o autoconhecimento e autocuidado. Esta atividade pedagógica em Educação em Saúde auxiliou as adolescentes na elaboração do conceito de si, dando um sentido particular ao seu Eu.
Descrição
Citação
GREGO, Maria da Conceição. Oficina de “Auto-Exame de Mamas”: Uma Estratégia para o autoconhecimento de adolescentes. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.