Estudo da prática docente no ensino O-Line da Unifesp virtual

View/ Open
Date
2009-06-24Author
Novais, Maykon Andersom Pires de [UNIFESP]
Advisor
Sigulem, Daniel [UNIFESP]Type
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAbstract
Este estudo realizou 14 entrevistas não estruturadas com docentes, pioneiros na atuação em cursos on-line da UNIFESP Virtual, com os quais se objetivou desvelar as possíveis transformações provocadas pela Educação a Distância(EAD) na atuação docente presencial e na prática assistencial. Os discursos coletados foram analisados, pelo método qualitativo e aglutinados em grupos de significados convergentes e tendo os resultados as seguintes unidades: Infra-estrutura, Uso pessoal dos recursos de informática, Impressões sobre EAD, Intensidade de Dedicação, Interatividade, Benefícios da EAD, Prática Docente e Mudança Assistencial. Estas unidades foram classificadas comoBenefício de utilização e adaptação a EAD e Observações pertinentes a participação na EADe na utilização dos recursos de informática. Isto possibilita inferir que e a prática docente virtual foi geradora de mudanças positivas de comportamento, em especial de transformações na relação professor/aluno, as quais permitiram um ganho de intertividade e a geração de expectativas diferentes daquelas observadas na prática educativas presencial. Houve uma apropriação significativa dos recursos tecnológicos e das atividades pedagógicas usadas nos cursos on-line, para as esferas pessoal e assistencial em relaçõa a técnicas e recursos de informática usados nos cursos virtuais.
Citation
NOVAIS, Maykon Andersom Pires de. Estudo da prática docente no ensino O-Line da Unifesp virtual. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.Keywords
AprendizagemDocentes
Educação a distância