• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola Paulista de Medicina (EPM)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudo da prática docente no ensino O-Line da Unifesp virtual

Thumbnail
View/Open
Publico-00263.pdf (492.8Kb)
Date
2009-06-24
Author
Novais, Maykon Andersom Pires de [UNIFESP]
Advisor
Sigulem, Daniel [UNIFESP]
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Abstract
Este estudo realizou 14 entrevistas não estruturadas com docentes, pioneiros na atuação em cursos on-line da UNIFESP Virtual, com os quais se objetivou desvelar as possíveis transformações provocadas pela Educação a Distância(EAD) na atuação docente presencial e na prática assistencial. Os discursos coletados foram analisados, pelo método qualitativo e aglutinados em grupos de significados convergentes e tendo os resultados as seguintes unidades: Infra-estrutura, Uso pessoal dos recursos de informática, Impressões sobre EAD, Intensidade de Dedicação, Interatividade, Benefícios da EAD, Prática Docente e Mudança Assistencial. Estas unidades foram classificadas comoBenefício de utilização e adaptação a EAD e Observações pertinentes a participação na EADe na utilização dos recursos de informática. Isto possibilita inferir que e a prática docente virtual foi geradora de mudanças positivas de comportamento, em especial de transformações na relação professor/aluno, as quais permitiram um ganho de intertividade e a geração de expectativas diferentes daquelas observadas na prática educativas presencial. Houve uma apropriação significativa dos recursos tecnológicos e das atividades pedagógicas usadas nos cursos on-line, para as esferas pessoal e assistencial em relaçõa a técnicas e recursos de informática usados nos cursos virtuais.
Citation
NOVAIS, Maykon Andersom Pires de. Estudo da prática docente no ensino O-Line da Unifesp virtual. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Keywords
Aprendizagem
Docentes
Educação a distância
URI
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9529
Collections
  • PPG - Gestão e Informática em Saúde [114]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV