Efeito da desnutrição protéica pré e pós–Natal sobre a morfologia, a diferenciação e o metabolismo do tecido muscular estriado esquelético em ratos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008-01-30
Autores
Alves, Alessandra Pires [UNIFESP]
Orientadores
Dâmaso, Ana Raimunda [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
OBJETIVO: Estudar características morfológicas, metabolismo e habilidades contráteis do músculo submetidos à desnutrição protéica pré e pós-natal. MATERIAIS E MÉTODOS: Distribuição dos animais em dois grupos: Controle, dieta normoprotéica (C; n=15; 5/5/5) e Desnutrido, dieta hipoprotéica (D; n=15; 5/5/5), observados respectivamente no 7º, 14º e 28ºdia do período experimental. Avaliou-se: massa corporal total, peso, habilidades contráteis e a morfologia do músculo tibial anterior. Amostras de tecidos com 8 μm de espessura de ratos com idades de 7, 14 e 28 dias; corados pela HE e outros submetidos aos métodos histoquímicos NADH-TR e m-ATPase (pH=4,4). RESULTADOS: O peso corporal e muscular apresentou-se menores nos grupos desnutridos. Aos 7 dias de desnutrição o músculo apresentou fibras com menor diâmetro, maior polimorfismo e maior teor de tecido conjuntivo endomisial. Nas histoquímicas, tipos de fibras sem delimitação segura. Aos 14 dias de desnutrição, fibras menores, mais polimórficas, muitas com núcleos centrais e moderado teor de tecido conjuntivo endomisial. Quanto à contração, a reação m-ATPase evidenciou fibras lentas e rápidas. A reação NADH-TR revelou os tipos de fibras SO, FOG e FG. Aos 28 dias de desnutrição, fibras menores, agrupadas com contornos variáveis. Quanto ao tipo de contração e metabolismo os três tipos de fibras apresentaram limites de reconhecimento indistinto. CONCLUSÂO: Os resultados experimentais sugerem que além da redução no número de fibras, a desnutrição promove um retardamento na diferenciação das características morfológicas, metabólicas e contráteis dos tipos de fibras musculares esqueléticas em ratos na fase de crescimento.
Descrição
Citação
ALVES, Alessandra Pires. Efeito da desnutrição protéica pré e pós–Natal sobre a morfologia, a diferenciação e o metabolismo do tecido muscular estriado esquelético em ratos. 2008. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.