A construção do conceito de popular em Theodor Adorno

A construção do conceito de popular em Theodor Adorno

Alternative title The building of the popular in Thedor W. Adorno
Author Rodrigues, Luciane Candido Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Burnett Junior, Henry Martin Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Filosofia - Guarulhos
Abstract A presente pesquisa, de caráter teórico-bibliográfico tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, o funcionamento da cultura de massas nos Estados Unidos durante os anos de 1938 a 1941 à luz dos escritos deixados, ainda que de forma fragmentária, pelo filósofo alemão Theodor Adorno. A partir de uma leitura da compilação crítica de tais escritos, denominada Current of Music foi possível constatar a metodologia de investigação de Adorno ao tomar a música transmitida via radiodifusão como seu objeto de pesquisa. Apesar da comum equiparação entre cultura de massas e cultura do povo, esta última por vezes tida como uma espécie de arte inferior, nos textos de Adorno é possível encontrar uma clara distinção entre estes dois conceitos: cultura do povo em nada se parece com a cultura de massas, esta última seria inclusive sinônimo de Indústria Cultural. Neste sentido, questiona-se então qual seria de fato a concepção de popular em Theodor Adorno. Para buscar uma possível resposta, utilizou-se como fundamentação a leitura primária dos textos publicados em Current of Music para compreender como o filósofo alemão chegou a conclusão da progressiva transformação da música em mercadoria, fenômeno inerente à cultura de massas. Por ter criticado em maior impacto a música popular, optou-se na presente pesquisa em seguir o mesmo caminho, propondo uma análise crítica do texto On popular Music. Relembrando que Current of Music traz os textos deixados por Adorno em sua versão original – estes trabalhos foram todos escritos pelo filósofo em língua inglesa. A conclusão que se chegou é que para Adorno popular significa indústria cultura e não cultura nascida no seio do povo.

This research presents a bibliographic theoretical approach that aims to present in general, the system of mass culture in the United States of America during the years 1938-1941 in light of the heritage of Theodor Adorno. From a critical reading of this “left-overs” published under the title of Current of Music was possible no understand the critical approach and methodology of investigation that Adorno was involved, concerning the radio music. Despite the equivalence that people sometimes provide between mass culture and folklore, the latter often regarded as a kind of inferior art the writings of Adorno make possible finding a clear distinction between these two concepts: folklore is nothing like the culture mass, the latter would also could be synonymous with the Culture Industry. In this sense, the arose question is then what is in fact the popular in the conception of Theodor Adorno. To search for a possible response the reading of the texts published in Current of Music was fundamental to understand how the German philosopher came to the conclusion of the gradual transformation of music into a commodity, a phenomenon inherent in mass culture. By the fact the popular music was more criticized by Adorno than serious music this study was choose to follow the same path, offering a critical analysis of the text On Popular Music. Recalling that Current of Music brings texts by Adorno left in its original version - these works were all written by the philosopher in the English language. The conclusion reached is that Adorno means that popular culture and culture industry are not raised among the people.
Keywords Cultura de massas
Mass culture
Material Musical
Musical material
Padronização
Popular
Popular
Radio
Rádio
Standardization
Music
Música
Language Portuguese
Date 2012-09-30
Published in RODRIGUES, Luciane Candido. A construção do conceito de popular em Theodor Adorno. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2012.
Knowledge area Filosofia
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 85 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8811

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Name: Publico-8811.pdf
Size: 700.6Kb
Format: PDF
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