Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010)

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dc.contributor.author Jacomini, Márcia Aparecida [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:47:16Z
dc.date.available 2015-06-14T13:47:16Z
dc.date.issued 2014-09-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362014000300010
dc.identifier.citation Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Fundação CESGRANRIO, v. 22, n. 84, p. 807-828, 2014.
dc.identifier.issn 0104-4036
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8568
dc.description.abstract This article is about learning assessment for continuous progression system, and it analyzed 22 reports for master and doctorate levels over the period of 2000-2010. It is an academic review and the following information was obtained through the entire reading of texts: bibliographic reference, text structure, methodological procedures, objectives, theoretical framework, conclusions, abstract quality and debate contributions. It has been found that the referred reports did not mention the ones previously written on the same subject and there had been no contribution for news findings. It has been concluded that future work on this topic ought to talk about those aspects which have not yet been mentioned on the analyzed researches as follows: the establishment of relations between the data of empirical research and the broader context of Brazilian education and the improvement of the data analysis and interpretation. Therefore, it is important to emphasize that the research of the academic production review may bring valuable contributions for further studies. en
dc.description.abstract En este artículo se analizan 22 tesis y disertaciones producidas durante el período de 2000 a 2010, sobre el sistema de evaluación escolar de progresión continua. Se trata de un trabajo de revisión académica, de una lectura minuciosa de textos y recolección de informaciones, tales como: referencia bibliográfica, estructura de trabajo, procedimientos metodológicos, objetivos, marco teórico, conclusiones, resumen y calidad de las contribuciones al debate. Se verificó que los trabajos hicieron poca referencia a las investigaciones correlativas y casi no trajeron nuevas contribuciones. Se concluyó que las futuras investigaciones académicas sobre este tema deben avanzar en aspectos poco desarrollados en los trabajos analizados como el establecimiento de relaciones entre los datos de la investigación empírica y el contexto más amplio de la educación brasileña y profundizar el análisis e interpretación de datos. Para ello, los análisis de revisión de la producción académica pueden aportar contribuciones importantes. es
dc.description.abstract Neste artigo são analisadas 22 teses e dissertações produzidas no período de 2000 a 2010 sobre avaliação escolar no regime de progressão continuada. É um trabalho de revisão de produção acadêmica, com leitura completa dos textos e coleta das seguintes informações: referência bibliográfica, estrutura do trabalho, procedimentos metodológicos, objetivos, referencial teórico, conclusões, qualidade do resumo e contribuições para o debate. Verificou-se que os trabalhos fizeram pouca referência às pesquisas correlatas e quase não trouxeram novas contribuições. Concluiu-se que futuros trabalhos sobre essa temática devem avançar em aspectos pouco desenvolvidos nas pesquisas analisadas como o estabelecimento de relações entre os dados da pesquisa empírica e o contexto mais amplo da educação brasileira e o aprofundamento da análise e interpretação dos dados. Para isso, as pesquisas de revisão da produção acadêmica podem trazer contribuições importantes. pt
dc.format.extent 807-828
dc.language.iso por
dc.publisher Fundação CESGRANRIO
dc.relation.ispartof Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Review of academic literature en
dc.subject Assessment en
dc.subject Continued progression en
dc.subject Revisão de produção acadêmica pt
dc.subject Avaliação pt
dc.subject Progressão continuada pt
dc.title Avaliação da aprendizagem em tempos de progressão continuada: o que mudou? Um estudo de teses e dissertações sobre o tema (2000-2010) pt
dc.title.alternative Assessment of learning over times of continued progression: what has changed? A study of Master and Doctorate reports on the subject (2000-2010) en
dc.title.alternative Evaluación del aprendizaje en tiempos de progresión continua: ¿qué ha cambiado? Un estudio de tesis y disertaciones sobre el tema (2000-2010) es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Depto. de Educação
dc.identifier.file S0104-40362014000300010.pdf
dc.identifier.scielo S0104-40362014000300010
dc.identifier.doi 10.1590/S0104-40362014000300010
dc.description.source SciELO



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Name: S0104-40362014000300010.pdf
Size: 444.2Kb
Format: PDF
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