Compreensão de alunos de cursos de graduação em enfermagem e medicina sobre segurança do paciente

Imagem de Miniatura
Data
2013-01-01
Autores
Yoshikawa, Jamile Mika [UNIFESP]
Sousa, Bruna Elisa Catin de [UNIFESP]
Peterlini, Maria Angélica Sorgini [UNIFESP]
Kusahara, Denise Miyuki [UNIFESP]
Pedreira, Mavilde da Luz Gonçalves [UNIFESP]
Avelar, Ariane Ferreira Machado [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
OBJECTIVE: Prospective and exploratory study in order to identify the comprehension of nursing and medicine students from a public university of São Paulo regarding human error and patient safety. METHODS: It was investigated variables concerning the characterization of students and, attitudinal and conceptual aspects. The study sample was composed by 109 students who answered an electronic form. RESULTS: The majority of students answered that they had had formal learning about patient safety and show actions that demonstrate uncertainty about what would be correct in some practices. CONCLUSION: It is concluded that students understand and associate some aspects from formal learning about the theme patient safety to experiences during curricular stages.
OBJETIVO: Identificar a compreensão de alunos de graduação em enfermagem e medicina de uma universidade pública do Município de São Paulo sobre erro humano e segurança do paciente. MÉTODOS: Estudo prospectivo e exploratório no qual foram investigadas variáveis relativas à caracterização dos alunos e aos aspectos atitudinais e conceituais sobre o tema. A amostra constituiu-se de 109 alunos que responderam ao formulário eletrônico. RESULTADOS: A maior parte dos alunos obteve aprendizado formal sobre esse tema e apresentou atitudes que demonstraram incerteza no que seria correto em relação a algumas práticas. CONCLUSÃO: Os alunos demonstraram serem capazes de relacionar alguns dos aspectos pesquisados sobre segurança do paciente com a experiência vivida nos estágios curriculares.
Descrição
Citação
Acta Paulista de Enfermagem. Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), v. 26, n. 1, p. 21-29, 2013.
Coleções