As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar

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dc.contributor.author Silva, Jose Alves da [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:45:14Z
dc.date.available 2015-06-14T13:45:14Z
dc.date.issued 2013-01-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000400003
dc.identifier.citation Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 4, p. 811-821, 2013.
dc.identifier.issn 1516-7313
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7579
dc.description.abstract We discuss the identity of Elementary School II from official documents and researches on the subject and point out the task of literacy - though with a different approach from that undertaken in Elementary School I - as a possible defining element of that identity. As the concept of literacy is not consensual, we use the proposition in the domain of signs and codes proposed by the French philosopher and semiotician Roland Barthes, which provides a strong dose of emotion and subjectivity into this task, besides taking into consideration the characteristics of post-industrial society that affect all of us, especially our students. And so on, we conducted a theoretical exercise about how science teaching, in its specialist areas, can contribute to this identity, and enhance literacy at a basic educational level. en
dc.description.abstract Discutimos a identidade do Ensino Fundamental II a partir de consultas a documentos oficiais e a algumas pesquisas sobre o tema, e apontamos a tarefa da alfabetização - ainda que com enfoque diferente daquele empreendido no Ensino Fundamental I - como um possível elemento definidor dessa identidade. Como o conceito de alfabetização não é consensual, utilizamos a proposição do domínio dos signos e dos códigos proposto pelo semiólogo e filósofo francês Roland Barthes, o qual prevê forte dose de emoção e subjetivação nesta tarefa; além de levarmos em consideração as características da sociedade pós-industrial que afetam a todos nós, sobretudo os nossos alunos. Com isso, realizamos um exercício teórico acerca de como o Ensino de Ciências, em suas especificidades, pode contribuir tanto para a própria sedimentação dessa identidade, quanto para a ação alfabetizadora nesse nível de ensino. pt
dc.format.extent 811-821
dc.language.iso por
dc.publisher Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartof Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Literacy en
dc.subject Elementary school II en
dc.subject Science education en
dc.subject Roland Barthes en
dc.subject Identity en
dc.subject Alfabetização pt
dc.subject Ensino Fundamental II pt
dc.subject Ensino de ciências pt
dc.subject Roland Barthes pt
dc.subject Identidade pt
dc.title As possíveis contribuições do ensino de ciências para a identidade do Ensino Fundamental II e para a tarefa de alfabetizar pt
dc.title.alternative Possible contributions from science education for the identity of the elementary school II and the task of literacy en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Ciências Exatas e da Terra
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Ciências Exatas e da Terra
dc.identifier.file S1516-73132013000400003.pdf
dc.identifier.scielo S1516-73132013000400003
dc.identifier.doi 10.1590/S1516-73132013000400003
dc.description.source SciELO



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Name: S1516-73132013000400003.pdf
Size: 143.0Kb
Format: PDF
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