Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem

View/ Open
Date
2013-01-01Author
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]
Ajzen, Claudia [UNIFESP]
Type
ArtigoISSN
1516-7313Is part of
Ciência & Educação (Bauru)DOI
10.1590/S1516-73132013000100015Metadata
Show full item recordAlternative Title
Didactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environmentAbstract
At the graduation course on Teaching in Health, offered by Cedess/UNIFESP, an online discussion forum was set up. The aim of this study was to identify the cognitive and social skills developed and the thematic units preferred by postgraduate students. The messages were classified according to the cognitive abilities. Content analysis of messages was performed for each category. Students developed cognitive and social skills in the three categories. The discussed topics showed the integration of knowledge at personal, institutional, social and political levels. Students built knowledge in a collective dimension, where the interpersonal interactions and content, mediated by ICTs, have played an important role in learning. These interactions have strengthened learning, understood as a social process, so that the analysis has shifted from the isolated individual into conceiving the relationship among subjects and their roles in society. O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.
Citation
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.Keywords
Teacher trainingEducational technology
Discussion forum
Virtual learning environment
Education
Formação de professores
Tecnologia educacional
Fórum de discussão
Docência
Ambiente virtual de aprendizagem
Collections
- EPE - Artigos [1072]
- EPM - Artigos [17709]