Impact of childhood stress on psychopathology

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2012-12-01
Autores
Brietzke, Elisa [UNIFESP]
Kauer-Sant'anna, Márcia
Jackowski, Andrea Parolin [UNIFESP]
Grassi-Oliveira, Rodrigo
Bucker, Joanna
Zugman, André [UNIFESP]
Mansur, Rodrigo Barbachan [UNIFESP]
Bressan, Rodrigo Affonseca [UNIFESP]
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
OBJECTIVE: Advances in our knowledge of mental disorder (MD) genetics have contributed to a better understanding of their pathophysiology. Nonetheless, several questions and doubts persist. Recent studies have focused on environmental influences in the development of MDs, and the advent of neuroscientific methodologies has provided new perspectives. Early life events, such as childhood stress, may affect neurodevelopment through mechanisms such as gene-environment interactions and epigenetic regulation, thus leading to diseases in adulthood. The aim of this paper is to review the evidence regarding the role of the environment, particularly childhood stress, in the pathophysiology of MD. METHODOLOGY: We reviewed articles that evaluated environmental influences, with a particular focus on childhood trauma, brain morphology, cognitive functions, and the development of psychopathology and MD. RESULTS AND CONCLUSION: MRI studies have shown that exposure to trauma at an early age can result in several neurostructural changes, such as the reduction of the hippocampus and corpus callosum. Cognitive performance and functioning are also altered in this population. Finally, childhood stress is related to an increased risk of developing MD such as depression, bipolar disorder, schizophrenia and substance abuse. We conclude that there is robust evidence of the role of the environment, specifically adverse childhood experiences, in various aspects of MD.
OBJETIVO: Avanços no conhecimento da genética dos transtornos mentais (TM) contribuíram para um melhor entendimento de suas bases fisiopatológicas. No entanto, dúvidas e questões ainda persistem. Estudos recentes têm se concentrado nas influências do ambiente no desenvolvimento de TM, e o advento de metodologias neurocientíficas oferece novas perspectivas. Eventos precoces de vida, como estresse na infância, podem ser capazes de alterar o neurodesenvolvimento através de mecanismos como interação gene-ambiente e regulação epigenética, resultando em patologias na idade adulta. O objetivo deste artigo é revisar as evidências referentes ao papel do ambiente, em especial o estresse na infância, na fisiopatologia de TM. METODOLOGIA: Revisamos artigos que avaliam as influências ambientais, com um foco especial no trauma na infância, na morfologia cerebral, nas funções cognitivas e no desenvolvimento de psicopatologias e TM. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Estudos com ressonância magnética demonstram que a exposição a traumas em uma idade precoce pode levar a diversas alterações neuroestruturais, como a diminuição do hipocampo e do corpo caloso. O desempenho e o funcionamento cognitivo também são alterados nessa população. Por fim, o estresse na infância está ligado a um maior risco de desenvolver TM como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e abuso de substâncias. Concluímos que existem evidências sólidas quanto à importância do ambiente, especificamente das experiências adversas na infância, em diversos aspectos dos TM.
Descrição
Citação
Revista Brasileira de Psiquiatria. Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, v. 34, n. 4, p. 480-488, 2012.
Coleções