Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem
Date
2012-08-01Author
Ferreira, Paula Barreto
Cohrs, Cibelli Rizzo [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
Type
ArtigoISSN
0080-6234Is part of
Revista da Escola de Enfermagem da USPDOI
10.1590/S0080-62342012000400026Metadata
Show full item recordAlternative Title
Software CMAP TOOLS ™ to build concept maps: an evaluation by nursing studentsSoftware CMAP TOOLS® para la construcción de mapas conceptuales: evaluación de estudiantes de enfermería
Abstract
Concept mapping (CM) is a teaching strategy that can be used to solve clinical cases, but the maps are difficult to write. The objective of this study was to describe the challenges and contributions of the Cmap Tools® software in building concept maps to solve clinical cases. To do this, a descriptive and qualitative method was used with junior nursing students from the Federal University of São Paulo. The teaching strategy was applied and the data were collected using the focal group technique. The results showed that the software facilitates and guarantees the organization, visualization, and correlation of the data, but there are difficulties related to the handling of its tools initially. In conclusion, the formatting and auto formatting resources of Cmap Tools® facilitated the construction of concept maps; however, orientation strategies should be implemented for the initial stage of the software utilization. El mapeo conceptual (MC) es una estrategia de enseñanza que puede utilizarse para resolución de casos clínicos, más allá de su trabajosa ejecución manual. Se objetivó describir los desafíos y contribuciones del software CMAP Tools® para la construcción de mapas conceptuales enfocados a resolución de casos clínicos. Metodología descriptiva, cuantitativa, con estudiantes de tercer año de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Se aplicó estrategia de enseñanza, datos recolectados mediante técnica del grupo focal. Los resultados evidenciaron que el software facilita y garantiza la organización, visualización y correlación de datos, aunque con dificultades iniciales relacionadas al manejo de las herramientas de las que dispone. Se concluye en que el software CMAP Tools® facilitó la construcción de MC por sus recursos de formateo y auto-formateo, y que deberían implantarse estrategias de orientación para la fase inicial de utilización. O mapeamento conceitual (MC) é uma estratégia de ensino que pode ser utilizada para resoluções de casos clínicos, porém de trabalhosa execução manuscrita. O estudo teve por objetivos descrever os desafios e as contribuições do software Cmap Tools® para a construção de mapas conceituais para resolução de caso clínico. Para isso, utilizou-se método descritivo, qualitativo, com estudantes da 3ª série de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A estratégia de ensino foi aplicada e os dados foram coletados pela técnica do grupo focal. Os resultados evidenciaram que o software facilita e garante a organização, visualização e correlação dos dados, porém com dificuldades iniciais relacionadas ao manejo das ferramentas que dispõe. Concluiu-se que o software Cmap Tools® favoreceu a construção dos MC por seus recursos de formatação e autoformatação e que estratégias de orientação deveriam ser implantadas para a fase inicial de utilização.
Citation
FERREIRA, Paula Barreto; COHRS, Cibelli Rizzo e DE DOMENICO, Edvane Birelo Lopes. Software CMAP TOOLS® para a construção de mapas conceituais: a avaliação dos estudantes de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2012, vol.46, n.4, pp.967-972Keywords
Education, nursingEducational technology
Maps
Software
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Mapas
Software
Collections
- Em verificação - Geral [7516]