A política de desenvolvimento do Brasil e a sua posição no sistema internacional: uma análise a partir de sua inserção mundial nas décadas 1970-1990.

Imagem de Miniatura
Data
2023
Autores
Oliveira, Vinicius Antonucci de [UNIFESP]
Orientadores
Santos, Fábio Luís Barbosa dos [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste artigo, busca-se investigar e caracterizar o modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil e a sua importância para uma relativa melhora das condições de vida de sua população. Ganharão destaque as estratégias para a superação do subdesenvolvimento e como sua interrupção está atrelada ao interesse de agentes externos, com cumplicidade por parte da elite local. Para isso, será analisado o surgimento e avanço do neoliberalismo e como sua lógica alterou as margens de manobras que visavam o favorecimento da classe trabalhadora e, por seguinte, um desenvolvimento nacional capaz de atender e superar as contradições de um país que desde início seria integrado ao sistema internacional de forma dependente e subalterna. Terá destaque a mudança na condução das políticas econômicas, de forma material e subjetiva, dificultando uma possível reversão do cenário macroeconômico.
Descrição
Citação
Oliveira, Vinicius Antonucci de. A política de desenvolvimento do Brasil e a sua posição no sistema internacional: uma análise a partir de sua inserção mundial nas décadas 1970-1990. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2023.