Confiabilidade do módulo Satisfação com o Serviço de Saúde do questionário Pediatric Quality of Life Inventory versão 3.0 na avaliação do atendimento de crianças e adolescentes com doenças crônicas

View/ Open
Date
2012-02-01Author
Souza, Fernanda Medeiros de [UNIFESP]
Molina, Juliana [UNIFESP]
Terreri, Maria Teresa Ramos Ascensão [UNIFESP]
Hilário, Maria Odete Esteves [UNIFESP]
Len, Claudio Arnaldo [UNIFESP]
Type
ArtigoISSN
0021-7557Is part of
Jornal de PediatriaDOI
10.2223/JPED.2152Metadata
Show full item recordAlternative Title
Reliability of the Pediatric Quality of Life Inventory - Healthcare Satisfaction Generic Module 3.0 version for the assessment of the quality of care of children with chronic diseasesAbstract
OBJECTIVE: To translate to Brazilian Portuguese and to evaluate the reliability of the Healthcare Satisfaction (HS) Generic Module version 3.0 of the PedsQL inventory for the Brazilian culture. METHOD: The methods recommended by the authors of the original version of the questionnaire were used: 1) translation by bilingual experts; 2) back translation into English and evaluation by the authors of the original version; 3) a pilot study including 10 parents (cognitive interview); and 4) evaluation of the measurement properties of the questionnaire. The questionnaire was administered to 60 parents of children and adolescents with chronic diseases in key units of the Department of Pediatrics. RESULTS: Cronbach's alpha ranged from 0.57 to 0.78 for all domains (information, family inclusion, communication, technical skills, emotional needs and overall satisfaction), which confirmed good internal consistency. Test-retest reproducibility was evaluated using 20% of the sample (Spearman correlation coefficient = 0.909). The satisfaction score was good in all areas (> 4.3 points) except in the emotional needs domain. CONCLUSION: The Brazilian version of the HS-PedsQL is a valid and reliable tool to measure the overall satisfaction of parents and caregivers with the treatment of their children. OBJETIVO: Traduzir e avaliar a confiabilidade do módulo Satisfação com o Serviço de Saúde do questionário Pediatric Quality of Life Inventory versão 3.0 (SSS-PedsQL) para o idioma português e para a cultura brasileira. MÉTODO: Utilizamos a metodologia proposta pelos autores da versão original do questionário: 1) tradução por especialistas bilíngues; 2) tradução reversa para o inglês com avaliação pelos autores da versão original; 3) estudo piloto envolvendo 10 pais (entrevista cognitiva); e 4) avaliação das propriedades de medida do questionário, sendo administrado a um grupo de 60 pais de crianças e adolescentes com doenças crônicas em acompanhamento nos departamentos de pediatria de um hospital-escola. RESULTADOS: Obtivemos alfa de Cronbach entre 0,57 e 0,78 para os domínios do questionário (informação, inclusão familiar, comunicação, habilidades técnicas, necessidades emocionais e satisfação geral), demonstrando uma boa consistência interna. Foi avaliada a reprodutibilidade interobservador em 20% da amostra, com coeficiente de correlação de Spearman de 0,909. Observamos um ótimo escore de satisfação com as equipes multiprofissionais para todos os domínios (> 4,3 pontos), exceto para os domínios necessidades emocionais, com 3,5 pontos, e comunicação, com 3,9. CONCLUSÃO: A versão brasileira do SSS-PedsQL é válida e confiável e é útil na mensuração da satisfação global dos pais e/ou cuidadores com o tratamento dos seus filhos.
Citation
Jornal de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria, v. 88, n. 1, p. 54-60, 2012.Keywords
Chronic diseaseinventory
health-related quality of life
family
Doenças crônicas
questionário
qualidade de vida relacionada à saúde
família
Collections
- EPE - Artigos [1072]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Encruzilhada. Artigos dos estudantes de arte contemporânea da Unifesp (2023)
Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Pires, Catarina Silva [UNIFESP]; Souza, Larissa Silva de [UNIFESP]; Miramontes, Luana [UNIFESP]; Jean, Marci [UNIFESP]; Alcarde, Yasmin Tainá Lana de [UNIFESP]; Lima, Ingrid Dos Santos [UNIFESP]; Costa, João Henrique Lopes da [UNIFESP]; Marques, Yago Maciel [UNIFESP]; Rocha, Romario Lopes [UNIFESP]; Gomes, Gustavo Bitencourt [UNIFESP]; Dias, Camila Oliveira [UNIFESP]; Santos, Thaynná Baltazar dos[UNIFESP]; Guedes, Beatriz [UNIFESP]; Melo, Gabriella [UNIFESP]; Francesquini, Maria Sueli de Camargo [UNIFESP]; Almeida, Raphael Gomes de [UNIFESP]; Morita, Yumi [UNIFESP]; Araújo, Isadora Trindade [UNIFESP]; Santo, Micaele Silva [UNIFESP]; Rocha, Karina Braga da [UNIFESP]; Campos, Maria Eduarda [UNIFESP]; Soares, Juliane Pereira [UNIFESP]; Silva, Gabrielly A. Santiago da [UNIFESP]; Lima, Gabrielle Pereira [UNIFESP]; Marzola, Ana Paula [UNIFESP]; Mões, Gustavo [UNIFESP]; Campos, Hellen [UNIFESP]; Baba, Luccas Ryoichi Kimura [UNIFESP]; Reis, Mariana [UNIFESP]; França, Milena [UNIFESP]; Yamaguchi, Ângela Harumi [UNIFESP]; Marassi, Beatriz [UNIFESP]; Porfirio, Beatriz [UNIFESP]; Mayumi, Cristiane [UNIFESP]; Agbanusi, Gladys Uju Balbino [UNIFESP]; Calixto, Fernanda [UNIFESP]; Capelli, Thalles [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2023)A arte contemporânea é, acima de tudo, multidisciplinar. A experimentação e a quebra de limites são primordiais para a existência desse campo tão vibrante e diversificado que permite que os artistas se expressem de forma ...
-
I Diretriz brasileira de cardio-oncologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Seber, Adriana [UNIFESP]; Miachon, Adriana Siviero [UNIFESP]; Tanaka, Ana Cristina Sayuri; Spinola-Castro, Angela Maria [UNIFESP]; Carvalho, Antonio Carlos [UNIFESP]; Petrilli, Antonio Sergio [UNIFESP]; Macedo, Carla Renata Pacheco Donato [UNIFESP]; Nars, Clarissa Carvalho Fongaro [UNIFESP]; Terzian, Claudia Naufel [UNIFESP]; Castro Junior, Claudio Galvão de; Santos, Cleusa Cavalcanti Lapa; Guerra, Cristina Chaves dos Santos; Silva, Dafne Cardoso Bourguignon da [UNIFESP]; Bassi, Débora Ugayama; Azeka, Estela; Feitosa, Fabiana Aragão; Hamamoto, Fernando [UNIFESP]; Szarf, Gilberto [UNIFESP]; Lederman, Henrique Manoel [UNIFESP]; Rigon Junior, Humberto João; Jatene, Ieda Biscegli; Mota, Isabele Coelho Fonseca da; Perrud, Jeferson Adriano [UNIFESP]; Soares Junior, José; Gutierrez, Julián Arango; Perin, Juliana Pepe Marinho [UNIFESP]; Soares, Juliana dos Santos [UNIFESP]; Catani, Liane Hulle; Tsai, Liliana Yu [UNIFESP]; Vianna, Livia Cristina [UNIFESP]; Paiva, Marcelo Goulart; Santos, Marcelo José; Ishigai, Marcia Marcelino de Souza [UNIFESP]; Diógenes, Maria Suely Bezerra [UNIFESP]; Alves, Maria Teresa de Seixas [UNIFESP]; Piedade, Maria Tereza Castro [UNIFESP]; Parreiras, Mariana; Cypriano, Mônica [UNIFESP]; Negrini, Nilce da Silva [UNIFESP]; Campos Filho, Orlando [UNIFESP]; Figueiredo, Paula Andrade [UNIFESP]; Novaes, Paulo Eduardo [UNIFESP]; Camargo, Paulo Roberto [UNIFESP]; Maia, Priscila dos Santos [UNIFESP]; Petrilli, Renata [UNIFESP]; Arduini, Rodrigo Genaro [UNIFESP]; Gouveia, Roseane Vasconcelos [UNIFESP]; Teruya, Suzana Barbosa Miranda [UNIFESP]; Moisés, Valdir Ambrósio [UNIFESP]; Morais, Vera Lúcia Lins de (Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC, 2013-05-01) -
Guerras culturais em verde e amarelo
Arantes, Pedro Fiori [UNIFESP]; Okuma, André [UNIFESP]; Nascimento, Giulia dos Santos [UNIFESP]; Melo, Keyla Vasconcelos de [UNIFESP]; Lorena, Diego [UNIFESP]; Alves, Amanda [UNIFESP]; Brait, Ana Laura [UNIFESP]; Alves, Gustavo Almeida [UNIFESP]; Fernandes, Cristina Naiara [UNIFESP]; Avelino, Larissa [UNIFESP]; Paloma, Oliveira [UNIFESP]; Bertellotti, André Zaparoli [UNIFESP]; Carreño, Rebeca Nieves Inostroza [UNIFESP]; Feo, Amanda [UNIFESP]; Andrade, Bruna [UNIFESP]; Garotti, Josiane [UNIFESP]; Flauto, Larissa [UNIFESP]; Tavares, Melissa [UNIFESP]; Barbosa, Ana Beatriz Tavares [UNIFESP]; Alejarra, Melissa Maria dos Santos [UNIFESP]; Santos, Nicole Pinheiro [UNIFESP]; Dourado, Kamilla [UNIFESP]; Silva, Pamela [UNIFESP]; Goyano, Lucius [UNIFESP]; Meneses, Maria Luiza [UNIFESP]; Ferreira, Gabriela [UNIFESP]; Monteiro, Paloma [UNIFESP]; Oliveira, Marcelo Lauton de [UNIFESP]; Paula, Patrícia Pinheiro Antunes de [UNIFESP]; Santos, Isabella Mendes dos [UNIFESP]; Borges, Júlia Rodrigues [UNIFESP] (Universidade Federal de São Paulo, 2022)Queridos/as leitores/as, bem-vindos/as ao nosso campo de batalha – e de estudos. Vocês estão prestes a ler um livro perigoso. Ele fala sobre muito do que estamos vivendo no Brasil dos últimos anos, olhando esse nosso ...