Necessidade de competências genéricas segundo avaliação de professores universitários brasileiros

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Date
2023-07-26Author
Araújo, Fernanda Ribeiro de [UNIFESP]
Advisor
Oliveira-Monteiro, Nancy Ramacciotti de [UNIFESP]Type
Tese de doutoradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
Need for generic competences according to the evaluation of Brazilian university professorsAbstract
Competências representam uma combinação de atributos (conhecimentos, atitudes, habilidades e responsabilidades) que descrevem o nível/grau em que a pessoa é capaz de desempenhá-los e podem ser classificadas em: genéricas (transferíveis a múltiplas funções e tarefas) e específicas (relacionadas diretamente com a profissão). O objetivo desta pesquisa foi avaliar a necessidade de competências genéricas na perspectiva de professores universitários brasileiros. Foram investigados professores universitários brasileiros de diferentes cursos de graduação, com uso da Escala de Competências Genéricas para Professores. A coleta de dados foi feita de forma online a partir do envio de e-mails a professores de universidades federais. A análise de dados foi feita em duas fases: na primeira, com resultados parciais obtidos pela análise de correspondência, foram identificadas tendências da existência de perfis de competências esperadas de forma diferente entre as áreas de conhecimento avaliadas. Na segunda fase da análise de dados, e a final, foram identificados, por meio de análise de redes, perfis de competências requeridas na atividade profissional na avaliação dos docentes. Apesar das limitações dos dados e da amostra, algumas tendências foram elucidadas, por exemplo, competências mais voltadas a tarefas de gestão para cursos da área de Ciências da saúde; resolução de problemas como competência basilar em Ciências exatas e da terra; e centralidade da comunicação nas profissiões de Ciências sociais aplicadas. Por fim, são apresentadas as limitações da pesquisa e sugestões para pesquisas futuras.