Páginas Libertárias: a representação do anarquismo nos livros didáticos de história (1990-2020)
Data
2023-08-15
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A presente dissertação tem como objetivo mapear e analisar os discursos e
representações do anarquismo produzidos pelos livros didáticos entre 1990 e 2020,
compreendendo como os ideais ácratas figuram nos conteúdos escolarizados pela
disciplina de história e quais discursos engendram, suas mudanças e permanências
à luz da conjuntura histórica, considerando a relevância das ideias libertárias para
pensar os conceitos de liberdade, antiautoritarismo, cooperativismo, apoio-mútuo e
autogestão construídos historicamente. Identificando as representações e estratégias
de apropriação dos discursos históricos não escolarizados sobre o anarquismo,
reconhecendo as formas narrativas que os comportam e sua relação dialógica com as
produções acadêmicas, considerando a circulação dos saberes no processo,
evidenciada pela intertextualidade observada nas fontes utilizadas.
Instrumentalizando os conceitos de circularidade da cultura proposto por Mikhail
Bakhtin, do reconhecimento das estratégias de apropriação e (re)figuração da história,
de Michel de Certeau e representação formulada por Roger Chartier, analisamos as
narrativas produzidas nos livros didáticos de história sobre o movimento ácrata e os
discursos que engendram. Utilizando-nos dos conceitos de representação e
apropriação, elaboramos uma análise da presença do anarquismo, suas mudanças,
permanências e descontinuidades nas narrativas históricas escolarizadas, tendo em
perspectiva seu contexto de produção e consumo.
Descrição
Citação
Souza, Ana Maria Anunciato